FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Imigração: açorianos pedem que Governo influencie legislação dos EUA
2010-06-28
Açores receberam nos últimos 10 anos cerca de mil emigrantes repatriados pelos Estados Unidos e Canadá

Os deputados do PSD na Assembleia da República eleitos pelos Açores alertaram o Governo para a necessidade de procurar influenciar o processo de revisão da lei norte-americana de emigração no sentido da defesa dos interesses açorianos.

«Encontrando-se em aberto o debate para alteração de legislação de 1996 aprovada pelo Congresso de maioria Republicana e que determinou a deportação para os Açores de centenas de emigrantes, esta é uma boa altura para exercer influência visando uma mudança que perspective a reunificação de famílias separadas pelos repatriamentos», afirmou o deputado Joaquim Ponte à Agência Lusa.

Segundo um estudo revelado em Março, os Açores receberam nos últimos 10 anos cerca de mil emigrantes repatriados pelos Estados Unidos e Canadá depois de condenados por práticas de crimes, alguns deles considerados de reduzida gravidade.

Num requerimento dirigido ao ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Joaquim Ponte e Mota Amaral sublinham a sua expectativa sobre a possibilidade de a revisão da legislação em perspectiva possibilitar o regresso, nomeadamente às cidades norte-americanas de New Bedford e Fall River, de alguns emigrantes deportados para os Açores.

Além de sublinharem as «enormes dificuldades de integração que sentem os emigrantes deportados quando chegam a uma terra onde por vezes nem a língua dominam» os deputados sociais-democratas questionam o Governo sobre a existência de algum pedido, sugestão ou proposta do Executivo açoriano sobre a matéria.

Tvi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades