FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
A vida lá fora contada por portugueses
2010-06-18

Isabel Teixeira da Mota

Muitos continuam a sair do país, mas na nova emigração apenas a proverbial capacidade de adaptação lusa se mantém intacta. A RTP arranca amanhã com uma série de programas sobre portugueses adaptados às circunstâncias de uma vida diferente lá fora.

Entre o documental e o programa de viagens - é assim que se apresenta "Portugueses pelo Mundo", a produção externa da RTP para passar aos sábados a seguir ao "Telejornal" e na RTPInternacional, durante oito semanas.

O objectivo é, segundo o director de Programas da RTP, José Fragoso, "mostrar como vivem os portugueses em lugares tão distantes, como a Austrália e a Argentina, ou tão distintos, como Istambul e Nova Iorque".

De uma assentada, vários portugueses contam a sua aventura e divulgam os usos e costumes das cidades onde vivem actualmente.

A câmara focará os aspectos mais entusiásticos destas pessoas e lugares, sendo os próprios portugueses os cicerones da viagem televisiva. Uma ou outra situação menos positiva do país poderá surgir, mas não será o forte.

Na origem do projecto esteve uma preocupação com a RTP Internacional: "Temos cinco milhões de portugueses na diáspora que não podemos esquecer", sustentou José Fragoso.

Num esforço por juntar o útil ao agradável, a direcção de Programas da estação pública quis "contar histórias e mostrar uma linguagem televisiva moderna, com apresentações dinâmicas e montagem e edição rápidas", revelou Fragoso.

A primeira decorre na Austrália onde, por exemplo, o consultor de informática, Pedro Miguel Santos, mostrará os famosos Surry Hills e a Bondi Beach.

Jornal de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades