Isabel Teixeira da Mota
Muitos continuam a sair do país, mas na nova emigração apenas a proverbial capacidade de adaptação lusa se mantém intacta. A RTP arranca amanhã com uma série de programas sobre portugueses adaptados às circunstâncias de uma vida diferente lá fora.
Entre o documental e o programa de viagens - é assim que se apresenta "Portugueses pelo Mundo", a produção externa da RTP para passar aos sábados a seguir ao "Telejornal" e na RTPInternacional, durante oito semanas.
O objectivo é, segundo o director de Programas da RTP, José Fragoso, "mostrar como vivem os portugueses em lugares tão distantes, como a Austrália e a Argentina, ou tão distintos, como Istambul e Nova Iorque".
De uma assentada, vários portugueses contam a sua aventura e divulgam os usos e costumes das cidades onde vivem actualmente.
A câmara focará os aspectos mais entusiásticos destas pessoas e lugares, sendo os próprios portugueses os cicerones da viagem televisiva. Uma ou outra situação menos positiva do país poderá surgir, mas não será o forte.
Na origem do projecto esteve uma preocupação com a RTP Internacional: "Temos cinco milhões de portugueses na diáspora que não podemos esquecer", sustentou José Fragoso.
Num esforço por juntar o útil ao agradável, a direcção de Programas da estação pública quis "contar histórias e mostrar uma linguagem televisiva moderna, com apresentações dinâmicas e montagem e edição rápidas", revelou Fragoso.
A primeira decorre na Austrália onde, por exemplo, o consultor de informática, Pedro Miguel Santos, mostrará os famosos Surry Hills e a Bondi Beach.
Jornal de Notícias, aqui.