FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa
2010-06-09
Isidro Fartaria e Acácio Vieira distinguidos com Prémio Diáspora 2010

Isidro Fartaria foi galardoado com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, tendo sido nesta 3.ª edição atribuída a Menção Honrosa de Empreendedorismo Social a Acácio Vieira. O Prémio foi entregue por Sua Excelência o Presidente da República num Encontro que procurou fazer a ligação entre os vários candidatos oriundos dos mais diferentes pontos do globo, bem como destes às empresas associadas e da Rede de PME da COTEC Portugal. 

Os empreendedores
Isidro Fartaria (55 anos) começou a sua relação com a construção civil a trabalhar por todo o país com o CAP de canalizador. Passando por diferentes áreas ao longo do seu percurso profissional, estabeleceu-se por conta própria em 1981 com a Labo Centre France. A empresa de produtos químicos para a construção civil pertence hoje ao grupo Titel Holding, que conta com 11 empresas associadas. Em 1994 criou a Labo Portugal.

Acácio Vieira é o fundador e director-geral da Healing Wings, uma ONG criada em 2000, e desenvolve as suas actividades em Moçambique e na África do Sul. O empreendedor organizou grupos de cidadãos para ajudar a aliviar os problemas causados pelas cheias que assolaram Moçambique em 1999 e 2000. O contacto com o povo moçambicano das áreas rurais veio a revelar uma realidade caracterizada pela pobreza extrema. Dessa experiência resultou o surgimento da ONG “Asas que curam”, dedicada principalmente a actividades de desenvolvimento comunitário. 

Cotec, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades