FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Canadá: Português vai passar a ser disciplina reconhecida na Colúmbia Britânica
2010-05-31
A partir de Agosto, o ensino da língua portuguesa será oficialmente reconhecido nas escolas secundárias da província da Colúmbia Britânica, no Canadá. A revelação foi feita pelo secretário de Estado das Comunidades, que adiantou ter sido informado pelo governo canadiano “de que a língua portuguesa foi certificada”.

O reconhecimento oficial do português por parte das autoridades provinciais da Colúmbia Britânica foi anunciado por António Braga no decorrer de encontros que manteve em Vitória, com ministros do executivo e com o presidente do parlamento.
Em declarações à agência Lusa, o titular da pasta das Comunidades afirmou que o reconhecimento oficial do português como disciplina no sistema educativo daquela província canadiana "é um elemento de grande motivação" para a aprendizagem da língua, "não só por parte dos luso-descendentes como de todos aqueles que queiram aprender uma segunda ou terceira" língua.
"Fui informado pelo governo canadiano de que a língua portuguesa foi certificada, passando a ser reconhecida como crédito (curricular) nas escolas secundárias na Colúmbia Britânica, o que entrará em vigor já em Agosto", declarou à Lusa António Braga, em Vancouver, onde terminou no dia 26 de Maio, uma visita de trabalho de dois dias.
O reconhecimento oficial significa, na prática, que os alunos que obtiveram o diploma de final de estudos na língua portuguesa em escolas lusas, poderão, após aprovação num exame conferido pelas autoridades portuguesas, validar esse resultado como crédito curricular no ensino secundário na província - a nota contará para efeitos de conclusão dos estudos liceais, como qualquer outra disciplina, refere a Lusa.

Desejo da comunidade

Com esta certificação, o português fica com o mesmo estatuto do que o alemão e o espanhol nas escolas da província.
António Braga sublinhou que esta medida apresenta o mérito de poder servir de incentivo a outras províncias. "Usaremos certamente esta decisão (da Colúmbia Britânica) nas nossas relações diplomáticas para procurar alargar a certificação do português no Canadá", adiantou.
Uma decisão que Terry Costa, conselheiro e membro da Comissão de Educação e Cultura do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP) considera ter sido "um passo fantástico". O conselheiro acrescentou que a medida já que era algo "que a comunidade portuguesa radicada na província pedia há muito tempo".
Nas audiências mantidas com os ministros provinciais, o secretário de Estado das Comunidades recebeu ainda uma Proclamação da Província em reconhecimento da comunidade portuguesa ali residente.
"É um reconhecimento à capacidade de integração dos portugueses nesta região, à presença significativa e visibilidade que muitos deles têm em várias áreas de actividade", vincou o governante.
A comunidade lusa foi já objecto de uma proclamação por parte do governo provincial em 2006, que instituiu Junho como o "mês da herança portuguesa".

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades