FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Estados Unidos: Clubes recolhem fundos para organização do Dia de Portugal em Newark
2010-05-24
A União dos Clubes Luso-Americanos de New Jersey está a recolher fundos para realizar as comemorações do 10 de Junho em Newark, que estiveram em risco depois da desistência da Fundação Coutinho, que as promovia há 30 anos.

O acordo entre as casas foi consumado este mês, estando prevista para esta semana uma nova reunião, em que serão orçamentadas as comemorações. "O nosso fundo de maneio é pequeno, mas esperamos que as casas comerciais (de Newark) nos ajudem", disse à Agência Lusa Fernando Grilo, presidente da União, que congrega as 12 casas portuguesas da cidade.
A Câmara de Newark assegura o policiamento e a limpeza das ruas. "Para tudo o mais, vamos ter de angariar fundos", sublinhou Fernando Grilo. A União conta com o apoio de Augusto Amador, vereador luso-americano da câmara de Newark, reeleito este mês, que afirmou à Lusa que "mais e melhor do que ninguém, eles são capazes".
O modelo das comemorações deste ano é idêntico ao dos primeiros anos das celebrações, antes de a Fundação Coutinho se encarregar da organização, em 1980. "A maior parte dos clubes não participava na parada (organizada pela Fundação Coutinho).
Este ano, todos os clubes envolvidos na associação vão participar, de uma maneira ou outra", afirma. Segundo Fernando Grilo, serão convidadas também a participar todas as associações portuguesas do Estado de New Jersey. "Nós, de maneira nenhuma estávamos satisfeitos com a maneira como Portugal estava a ser representado nesse dia, e queríamos dar um safanão", refere.
A Fundação Coutinho anunciou a desistência em plena campanha eleitoral, acusando a Câmara de ter aprovado um decreto que inviabilizava a realização das festas, ao obrigar ao pagamento de metade das despesas com policiamento e limpeza - cerca de 80 mil dólares. Para Augusto Amador, o anterior modelo era pouco transparente, "estava esgotado" e "era altura de voltar às raízes". "As associações de Newark estão determinadas a fazer um trabalho com transparência e qualidade. Isto dá-nos uma oportunidade grande", afirma.
"Quanto mais fortes as nossas raízes são cá, mais temos necessidade de mostrar aos nossos filhos e nossos netos o que somos e de onde viemos", diz o vereador.
A parada na Ferry Street, coração do bairro leste de Newark e onde existe uma grande comunidade portuguesa, terá lugar a 13 de Junho e será antecedida, a 12 de Junho, de festas típicas nos clubes, com música tradicional. O Sport Clube Português organiza a 11 de Junho uma festa com artistas da comunidade, adiantou Fernando Grilo. Na semana anterior, a 5 de Junho, decorre a cerimónia de içar da bandeira na Câmara da cidade, com representação política portuguesa, norte-americana e dos clubes.

 

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades