FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Nova Zelândia: Portugueses residentes no país reconhecidos como comunidade
2010-05-18
Depois de ter dedicado os últimos dois anos à procura de Portugueses na Nova Zelândia, consegui encontrar um número suficiente, que me levou a organizar alguns convívios em 2008 e 2009, celebrando o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Foram sempre um enorme sucesso, tendo no primeiro ano reunido 100 pessoas, e no segundo 160 que participaram nestas celebrações.
Em 2009 a Ministra de "Ethnic Affairs" foi a nossa convidada de honra tendo esta presença sido muito significativa para o nosso Grupo, que se chama ‘AMIGOS DE PORTUGAL", que acabo de registar oficialmente como "Incorporated Society". O Nome completo é AMIGOS DE PORTUGAL NOVA ZELANDIA SOCIETY INCORPORATED.
Entretanto soube que existe um sistema na Nova Zelândia, com o qual podemos requerer ao Porta Voz do Parlamento, que considere o pedido para sermos oficialmente o grupo "AMIGOS DE PORTUGAL", ou seja, ter a Comunidade Portuguesa reconhecida oficialmente na Nova Zelândia. A Ministra de "Ethnic Affairs" indicou-me o processo a seguir e, depois de eu ter contactado os departamentos que dão despacho a estes assuntos, é com muito orgulho que confirmo que no dia 22 de Abril de 2010, na Galeria do Parlamento em Wellington, as fitas que eu desenhei e mandei bordar, foram penduradas na pedra grande que está situada no Parlamento. Reuni um grupo de 19 pessoas, 15 das quais  foram de Auckland e as restantes vieram de Wellington para participar nesta cerimónia. Dá-me muito orgulho poder informar que a Comunidade Portuguesa residente, ficou a ser reconhecida oficialmente na Nova Zelândia. Por uma questão de delicadeza decidi convidar o Sr. Dr. Pinto de Mesquita, Cônsul Geral de Portugal em Sydney na Austrália para assistir a esta cerimónia tendo-se ele deslocado a Wellington e apoiado o nosso trabalho nesta ocasião.
Apesar de eu ter escrito directamente ao Sr. Presidente da Republica no dia 23 de Marco, informando-o desta situação, e contactando telefonicamente a Secretaria de Estado das Comunidades não obtive uma resposta que nos pudesse apoiar nesta ocasião tão especial para os Portugueses neste País. O Primeiro Ministro da Nova Zelândia, apesar de estar fora do País, mandou uma mensagem que foi lida pela Ministra de "Ethnic Affairs".
Devo também informar que estou muito orgulhosa e grata ao Governo da Nova Zelândia, pois consegui algum apoio financeiro para registar o Grupo e também para cobrir os custos de administração e das fitas.
No dia 20 de Junho vamos celebrar o Dia Nacional de Portugal, Dia de Camões e Dia das Comunidades Portuguesas de que agora orgulhosamente já fazemos parte.
Jenny Lawrence

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades