FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
LUSO2010: 4º Encontro de investigadores portugueses no Reino Unido
2010-04-28
O LUSO2010 é o 4º Encontro de Estudantes e Investigadores Portugueses no Reino Unido e terá lugar no dia 19 de Junho de 2010. Após três edições bem sucedidas cabe agora a Southampton receber o evento este ano. O LUSO2010 pretende consolidar o diálogo e promover a interacção entre os estudantes e investigadores portugueses residentes no Reino Unido.

 

Ana Grácio Pinto

Esta edição do LUSO2010 abrirá com uma sessão intitulada ‘Oportunidades' onde entidades de reconhecido mérito virão dar a conhecer as oportunidades, a nível de bolsas, projectos ou outros, disponíveis para os interessados. Nesta sessão estão confirmados representantes da Comissão Europeia, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, da Fundação Calouste Gulbekian e do Ciência Viva. Durante o LUSO2010 será possível ouvir oradores de reconhecido mérito ligados à investigação, ensino e empreendedorismo em diferentes áreas do conhecimento. Para os organizadores há ainda "o desejo que este encontro seja gerador de forças para o futuro, juntando pessoas de diferentes áreas mas que partilham uma raíz comum e a mesma procura de sucesso, tanto a nível individual como colectivo".

Entre os oradores confirmados para a sessão ‘Percursos' estão desde já anunciados: João Magueijo (Cosmologia), Ricardo Serrão Santos (Oceanografia/BIologia Marinha), João Duque (Gestão), Paula Mendes (Química) e Ana Lopes (Antropologia). Será também debatida a actual situação da investigação, tanto em Portugal como no Reino Unido, bem como as perspectivas de carreira existentes, nomeadamente no meio académico e empresarial. Esse é, aliás, o tema forte deste LUSO2010: O Regresso a Portugal.

Especificamente para o debate está confirmada a presença do Prof. António Sampaio da Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa e o Prof. Carlos Fiolhais. Pretende a organização que o debate seja aberto a todos os participantes, e em especial a todos os oradores. Durante os coffee breaks haverá lugar a apresentações de obras dos realizadores Edgar Medina e Pedro Flores, assim como do designer Manuel Lima.

As inscrições encontram-se abertas no site (www.luso2010.pt.vu) onde se poderá ver o programa completo, a lista e currículo dos oradores assim como informações sobre o local e como lá chegar.

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades