FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Celorico de Basto: Gabinetes de apoio ao emigrante participam no esforço de diplomacia económica, António Braga
2010-03-26
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, António Braga, defendeu hoje que os gabinetes de apoio ao emigrante (GAE) nos concelhos do interior devem colaborar na diplomacia económica que o Estado está a desenvolver.

"Portugal tem milhares de empresários em vários destinos do mundo e tem desperdiçado durante muitos anos este potencial", afirmou o secretário de Estado a propósito da possibilidade de os emigrantes portugueses poderem investir na dinamização económica dos concelhos de origem.

António Braga falava em Celorico de Basto, onde presidiu à cerimónia de celebração do protocolo para a instalação neste concelho do interior do distrito de Braga de um GAE, que vai funcionar num espaço disponibilizado pela câmara municipal.

Este equipamento está vocacionado para prestar apoio em diferentes níveis à reintegração dos emigrantes que regressaram a Portugal, ajudar os cidadãos que queiram emigrar e prestar informações aos que ainda trabalham noutros países e queiram investir nos concelhos de origem.

O secretário de Estado lembrou que no estrangeiro há cerca de 120 mil empresas que são lideradas por portugueses, 20 mil das quais de grande dimensão.
António Braga frisou que toda a rede de embaixadas e consulados vai articular a sua atividade com os cerca de 90 gabinetes de apoio ao emigrante espalhados pelo país.
Referiu-se ainda à importância destes gabinetes como um apoio no plano administrativo e jurídico aos portugueses que regressam e pretendem reclamar os seus direitos sociais nos países onde trabalharam, nomeadamente ao nível das pensões e outros direitos.

"Estas estruturas também significam o reconhecimento do país pelo esforço que esses portugueses fizeram quando emigraram", vincou.

A GAE de Celorico de Basto vai funcionar com dois funcionários disponibilizados pelo Município, que receberão formação profissional ministrada pela Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas.

O presidente da Câmara de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva (PSD), elogiou esta iniciativa do Governo, lembrando que o GAE vai ser muito importante para apoiar a comunidade de antigos emigrantes existente no concelho e outros munícipes que, num período de crise económica, queiram trabalhar para o estrangeiro, mas pretendam fazê-lo em melhores condições.

O autarca mostrou-se também esperançado que através do gabinete possam ser encaminhadas informações para as várias comunidades portuguesas que se traduzam em investimentos em Celorico de Basto.

Correio do Minho, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades