FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Promoção do português depende da articulação entre Portugal e Brasil
2010-03-16
A promoção da língua portuguesa no estrangeiro deve ser feita através de uma articulação forte entre Portugal e Brasil, disse hoje à Lusa o embaixador português em Paris, Francisco Seixas da Costa. “O melhor caminho é a articulação forte entre Portugal e Brasil para a promoção da língua portuguesa nos espaços multilaterais e internacionais”, declarou o embaixador, à margem da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, em que foi ouvido sobre as relações bilaterais.

Seixas da Costa diz que a língua portuguesa não tem futuro "sem uma relação frutuosa entre Portugal e Brasil e sem uma política de articulação entre os dois países". O embaixador refere ainda a importância dos países africanos, "com a sua influência quer nos países vizinhos, quer no espaço das instituições multilaterais".

Esta deve ser "uma acção conjunta em que todos nós temos que nos empenhar para a projecção do português", diz o embaixador, que acrescenta que o Acordo Ortográfico serve para "diminuir as diferenças para uma acção conjunta e o empenhamento conjunto dos países".

Seixas da Costa referiu-se ainda à participação de emigrantes portugueses nas eleições regionais francesas. "É preciso saber que nestas eleições regionais francesas, os cidadãos de origem portuguesa puderam participar desde que tivessem nacionalidade francesa", esclareceu. "Estamos a falar de eleições com cerca de 20 mil candidatos franceses e mais de 80 de origem portuguesa. É um caminho que está no início, vai demorar um tempo". O embaixador insistiu na comissão parlamentar sobre a "necessidade de os portugueses em França se inscreverem nos cadernos eleitorais". Nestas eleições regionais francesas, vinte e cinco candidatos de origem portuguesa podem passar à segunda volta.

Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades