FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
82 mil euros para lar de idosos em Sydney
2010-03-13
Verba foi atribuída pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas entregou hoje em Sydney um cheque de cerca de 82 mil euros do Estado português para a criação de um lar de idosos que classifica de fundamental para o futuro.

"O objectivo é criar condições no domínio da acção social, em que há uma iniciativa por parte da comunidade, para que aqueles que chegam ao fim da idade activa possam ter um enquadramento que, doutro modo, dificilmente poderiam encontrar", disse António Braga em declarações à agência Lusa.

O lar de idosos é uma iniciativa da comunidade portuguesa radicada em Sydney e António Braga salientou que o dinheiro "é um contributo da responsabilidade de Portugal, que não podia deixar de estar presente quando há uma iniciativa (da comunidade) desta natureza".

O Secretário de Estado iniciou hoje uma visita de uma semana à Austrália, que além de Sydney o levará a Camberra, Melbourne e Perth, e tem previstos encontros com membros da comunidade portuguesa, calculada em cerca de 50 000 pessoas, e com membros do Governo australiano.

António Braga, que num jantar no Clube Português da cidade, entregou também condecorações alusivas ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades a três elementos da comunidade portuguesa de Sydney, salientou também a importância dos portugueses na Austrália, que visita pela primeira vez.

"A comunidade portuguesa da Austrália é muito relevante pela sua capacidade de integração, mas sobretudo na sua ligação a Portugal através do valor económico da língua, do valor sentimental e cultural dessa língua", disse.

O Secretário de Estado referiu que as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo têm as suas especificidades e particularidades e cada uma tem a sua "capacidade própria de integração e respeitabilidade que vai ganhando ao longo do tempo de permanência" pelo que não se podem comprar as diferentes situações, mas notou a "excelente integração dos portugueses na Austrália" e destacou a sua "extraordinária reputação".

António Braga salientou ainda que a língua portuguesa é "hoje expressão de várias culturas" da Ásia a África, passando pela Europa e pela América do Sul com o Brasil pelo que o "português tem hoje um valor económico acrescido e tem um valor patrimonial e uma mundivisão própria e particular que do ponto de vista dos interesses daqueles que falam português devemos todos potenciar".

Além de encontros particulares nos Clubes da Madeira e de Portugal, António Braga passeou hoje pelo bairro português de Sydney mantendo contactos com vários elementos da comunidade radicados há vários anos na Austrália.

Portal Net Madeira, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades