FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Austrália: Encontros com autoridades e portugueses na agenda do Secretário de Estado das Comunidades
2010-03-09

O Secretário de Estado das Comunidades parte amanhã para "um programa intenso de contactos bilaterais e encontros com a comunidade portuguesa", que não recebe a visita de um membro do Governo, "designadamente do responsável pela área das Comunidades", já há "muito tempo", como referiu o governante agência Lusa.

Em declarações à margem da II Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, António Braga sublinhou que os portugueses que residem no país formam "uma comunidade com representação significativa" que tem desenvolvido "as relações entre Portugal e Austrália".

A agenda da visita, que se prolonga por seis dias, inclui audiências com as autoridades australianas e encontros com professores de língua portuguesa, empresários portugueses e visitas ao o consulado de Portugal, o Clube Português e o Museu de Fremantle.

Sobre a comunidade portuguesa na Austrália, o governante referiu à Lusa que tem "uma tradição de excelente relacionamento com as outras comunidades, como aliás é apanágio da cultura portuguesa em geral", destacando que "tem desenvolvido algumas formas de integração muito peculiares, designadamente em áreas de negócio muito específicas".

No âmbito do encontro com empresários portugueses da diáspora, António Braga disse que vai tentar divulgar e difundir o programa NetInvest, que o Governo português está a lançar. "Pela primeira vez, há uma política pública dirigida aos empresários da diáspora cujo objectivo central é, por um lado, cooperar na ajuda à internacionalização com as empresas portuguesas e, por outro lado, também atrair investimentos para Portugal, uma vez que Portugal é hoje também um país atractivo com novas oportunidades no contexto do investimento", afirmou.

Um passeio a pé pelo Bairro Português de Petersham, en Sidney, inicia sábado a primeira visita do secretário de Estado das Comunidades àquele país. No mesmo dia, visita o Museu Etnográfico Português, onde vai ter um encontro com professores, e vai entregar um subsídio de 65 mil euros ao lar de terceira idade AgedCare, propriedade de portugueses.

No domingo, o secretário de Estado tem um encontro com o presidente da Câmara de Marrickville, Sam Iskandar, e com empresários portugueses.

Na segunda-feira, dia 15, o secretário de Estado vai para Camberra, onde tem agendada uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros australiano, Stephen Smith, com o ministro da Imigração e Cidadania, Senador Chris Evans, e com o presidente (Darren Cheeseman) e membros do grupo parlamentar de amizade Austrália-Portugal, partindo depois para Melbourne.

No dia seguinte, o governante tem um encontro com o Governador do estado de Victoria e uma visita à empresa "Casa Ibérica", dirigida por um português. Na quarta-feira, António Braga vai estar em Perth, onde se encontra ministro da Cidadania e Multiculturalismo do Governo da Austrália Ocidental, John Castrilli, e com o ‘mayor' de Fremantle, Brad Pettitt.

O secretário de Estado vai ainda visitar o consulado de Portugal, o Clube Português e o Museu de Fremantle.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades