FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Cotec lança terceira edição do Prémio Empreendedorismo na Diáspora
2010-01-25
Decorre até 26 de Março a recepção de candidaturas para a 3ª edição do Prémio «Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa», lançado pela COTEC com o Alto Patrocínio do Presidente da República. O galardão foi criado para premiar e divulgar publicamente cidadãos portugueses que se tenham distinguido nos países de acolhimento. No ano passado, o galardão recebeu 67 candidaturas de portugueses residentes em países dos cinco continentes.

À semelhança das edições anteriores, os candidatos serão avaliados "pela robustez das suas carreiras empreendedoras desenvolvidas no estrangeiro e pelo impacto previsível de tais carreiras tanto onde se encontrem inseridos como na economia portuguesa", refere o regulamento do prémio.
O júri responsável pela avaliação das candidaturas terá ainda em conta a utilização da capacidade empreendedora "na promoção de iniciativas inovadoras, à luz de critérios adoptados internacionalmente", nomeadamente a criação de novos produtos ou novos serviços.
Os candidatos devem residir no estrangeiro há mais de cinco anos e os processos de candidatura são submetidos à COTEC Portugal, através do formulário de candidatura disponível em www.cotec.pt/diáspora ou através do endereço electrónico diaspora@cotec.pt. As candidaturas poderão ser submetidas individualmente pelos candidatos, por instituições do corpo diplomático, quer portuguesas quer dos países onde os candidatos desenvolvam ou tenham desenvolvido a sua carreira, ou ainda por organizações envolvidas na defesa das comunidades portuguesas dos países onde os candidatos residam.
Lançado em 2008 pela Cotec Portugal, o Prémio tem vindo a receber candidaturas de sectores de actividade diversos - como a restauração e o turismo, o meio empresarial e financeiro, a investigação científica, o sector agrícola, a construção civil, o desporto, a moda e o associativismo. Em comum,  os candidatos têm o facto de se destacarem, nos respectivos países de acolhimento, pelo seu papel empreendedor e inovador. Cidadãos que "têm alargado a grandeza do nome de Portugal por toda a parte", como destacou o Presidente da República na discurso que proferiu na cerimónia de entrega de um Prémio em 2009 e ao qual concedeu desde a primeira edição, o seu Alto Patrocínio. Cavaco Silva explicou que quis, com esse gesto, "assinalar o respeito e a admiração" pelos portugueses e seus descendentes que residem no estrangeiro.
No ano passado, o galardão recebeu 67 candidaturas de países dos cinco continentes e foi entregue a Manuel Eduardo Vieira, de 63 anos, residente nos Estados Unidos, e Paulo Taylor de Carvalho, 32 anos, a residir na Holanda.
A.G.P.

Mundo Português, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades