Inês Vidigal e Rui Pena Pires
Portugal tem uma vasta diáspora que pode constituir um importante fator de desenvolvimento do país. Este livro reúne quatro textos sobre um tema em geral pouco estudado: o impacto da emigração num país de origem de muito elevado desenvolvimento humano, como é o caso de Portugal.
Rui Pena Pires, Inês Vidigal, Cláudia Pereira, Joana Azevedo, Carlota Moura Veiga
A emigração é, em Portugal, um fenómeno de longa duração e grande amplitude que teve, no século XXI, um novo crescimento. Entre 2001 e 2020, terão saído anualmente de Portugal, em média, mais de 75 mil pessoas. Somadas às grandes vagas migratórias anteriores, da segunda metade do século XX, as saídas mais recentes contribuíram para a constituição de uma população emigrada de grande dimensão. Hoje, viverão espalhados pelo mundo mais de 2.1 milhões de emigrantes portugueses. Medida em termos relativos, a emigração portuguesa é a maior da Europa e a oitava maior do mundo. Neste Atlas, elaborado pela equipa permanente de investigadores do Observatório da Emigração, editado pela Mundos Sociais, reúne-se e analisa-se a informação estatística disponível sobre o estado atual da emigração portuguesa.
João Peixoto
Depoimento de João Peixoto sobre Maria Ioannis Baganha, escrito poucos meses após a sua morte, em que destaca as capacidades e contributos da professora, investigadora e autora para o estudo das migrações em Portugal.