FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Canadá: Direito de voto podia beneficiar portugueses
2010-01-18
Apesar de não constar da agenda política, a atribuição do direito de voto por parte dos estrangeiros a residir no Canadá podia beneficiar largamente a comunidade portuguesa a residir nesse país.

A atribuição do direito de voto a estrangeiros no Canadá significaria um avanço na sociedade canadiana e, como tal, beneficiaria também os portugueses.
Esta é a opinião de dois conhecidos membros da comunidade lusa que, embora tenham admitido que não se prevê haja uma alteração no futuro próximo, a verdade é que uma mudança iria beneficiar os portugueses a residir no Canadá.
François Rocher, professor, investigador e director da Escola de Estudos Políticos da Universidade de Otava, falou sobre as consequências de uma alteração e, em declarações à agência Lusa, referiu que "a criação do direito de voto para imigrantes é algo que não se vislumbra no curto prazo no Canadá, porque esse direito faz parte dos direitos políticos adquiridos com a nacionalidade canadiana". "Ao contrário do que acontece em Portugal e na União Europeia, em que tiveram de ser garantidos aos indivíduos os direitos de mobilidade, no Canadá não se colocou esse problema", disse ainda François Rocher, especialista em Direito Constitucional, Imigração e Direito da Nacionalidade. "Não vejo desvantagem na ideia de atribuição do voto a imigrantes, por exemplo, em eleições municipais", afirmou mesmo.

Portugueses apoiam alteração

Uma alteração na lei é vista como benéfica para a comunidade portuguesa, sobretudo para os sufrágios municipais. Peter Ferreira, conselheiro de Imigração em Toronto e actualmente membro do Novo Partido Democrático, defende mesmo que esta ideia devia avançar, justificando o seu pensamento com a forte presença da imigração em algumas regiões. "Em Toronto, 55 por cento dos residentes não nasceram ali nem são canadianos. Mas todos eles ali vivem e pagam impostos", revela. "O direito de voto para imigrantes [nas autárquicas] é uma questão que está a ser analisada em Toronto e que poderá avançar efectivamente", avançou.
"Sou a favor de que esse direito de voto seja dado às pessoas que têm estatuto de residentes permanentes e isso representaria um passo muito positivo para a participação cívica e política, assim como beneficiaria a comunidade portuguesa que aqui está há décadas", finalizou.
Já para a ex-vereadora da Câmara de Montreal Isabel dos Santos, "a ideia de alargamento do voto a imigrantes em eleições locais faz sentido se se tiver em conta o princípio americano do ‘no taxation without representation' [não aos impostos sem representação]".
Para a ex-autarca, um projecto com esse objectivo teria de ser amplamente regulamentado e poderia abarcar duas categorias de pessoas: as que não se tornaram cidadãs porque, por lei, perderiam a nacionalidade do país de origem e as comunidades mais antigas e que são proprietárias, comerciantes e trabalhadoras, por serem pagantes de impostos (o que incluiria as gerações mais velhas de portugueses).
Integrada na Constituição canadiana de 1982, é a Carta de Liberdades e Garantias que inclui o Direito Democrático dos Cidadãos, que confere apenas a quem tem a nacionalidade canadiana o direito de voto para assembleias legislativas e de concorrer às mesmas. É neste quadro que os direitos políticos no Canadá, quer de voto quer de candidatura a cargos políticos dos três níveis, sejam eles municipal, provincial ou federal, são apenas para os nacionais, sendo, aliás, este o único factor que faz a divisão entre o estatuto dos residentes permanentes e os cidadãos.
A história do Canadá comprova, porém, que há sempre excepções.  No pós-I Guerra Mundial, os britânicos chegaram a ter direito de voto, que acabou por lhes ser  retirado na década de 1970 pela Lei Eleitoral canadiana, que restringiu o direito de voto aos nacionais.

Mundo Português, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades