FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
'Panela de pressão sem válvula de escape'
2010-01-13
Desvalorização da divisa e cortes no fornecimento de energia alimentam tensão na Venezuela

A situação política na Venezuela tende a agravar-se. A tensão social aumenta com a desvalorização do 'bolívar forte' em 50%. A medida já promulgada pelo presidente venezuelano Hugo Chávez atinge de forma directa a comunidade portuguesa, tornando cada vez mais difícil a saída de divisas.

Viajar para o estrangeiro passa a estar ao alcance dos mais ricos. O preço das passagens aéreas, normalmente fixado em dólares, duplicou.

Também a procura de moeda estrangeira, como por exemplo o euro, também aumentou. No mercado negro já valia 3 vezes mais do que no câmbio oficial.

Cortes no fornecimento de energia

A par da desvalorização da divisa, entrou em vigor uma segunda medida polémica. Os venezuelanos 'suportam' cortes no fornecimento de energia eléctrica por um período de 4 horas, a cada dois dias.

Caracas encontra-se dividida em 6 zonas que, alternadamente, vão sofrer apagões. A terminologia oficial denomina o apagão de suspensão técnica e industrial da produtividade nacional.

Em resposta, a oposição prepara uma grande marcha para o dia 23 deste mês em Caracas. O protesto deve atrair milhares de pessoas e passa pelos principais pontos da capital, como Plaza Venezuela, Redoma de Petare e Chacaíto.

Há quem indique que a Venezuela está como uma panela de pressão sem válvula de escape.

AFS;NF

Diário de Notícias da Madeira, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades