FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2010
Livro reúne textos de especialistas sobre a emigração portuguesa para o Brasil
2010-01-07

Mais de 30 textos centrados no fenómeno da emigração portuguesa para o Brasil estão reunidos no livro «Nas Duas Margens. Os Portugueses no Brasil».
A obra junta as comunicações apresentadas no IV Seminário Internacional sobre a Emigração Portuguesa para o Brasil - Nas Duas Margens/Os Portugueses no Brasil, organizado pelo Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE), e que se realizou em Julho de 2008, na Universidade Lusíada do Porto.
Os mais de trinta textos são de autoria de especialistas portugueses, brasileiros e espanhóis que se têm centrado, nas suas investigações, sobre o complexo fenómeno da emigração para o Brasil, através do levantamento e análise dos fundos documentais disponíveis num e no outro lado do Oceano. "Os textos agora publicados, no seu conjunto, suscitam novos dados e achegas sobre a questão da emigração/imigração para o Brasil, contribuindo, desta forma, para o alargamento do conhecimento nas suas múltiplas vertentes. Desde a identificação das fontes à análise quantitativa e qualitativa da informação até à apresentação das bases de dados já existentes e/ou a criar, são vários os pontos analisados", refere uma nota do CEPESE.
O CEPESE é um centro de investigação com vocação inter-universitária e tem por objecto a investigação e divulgação dos temas directa ou indirectamente relacionados com a população, economia e sociedade, em especial a sociedade portuguesa. Conta actualmente com mais de 160 associados.

Mundo Português, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades