FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Lusa : Reforma da rede consular, internacionalização da economia e língua são prioridades - Secretário de Estado
2009-12-14

Lisboa, 14 Dez (Lusa) - O secretário de Estado das Comunidades declarou hoje que as prioridades deste seu mandato serão a consolidação da rede consular, a internacionalização da economia, com ajuda dos empresários das comunidades, e a Língua portuguesa.

"Em primeiro lugar, a prioridade será para consolidar as reformas que se fizeram na frente da rede diplomática e consular, especialmente no que diz respeito no serviço aos cidadãos que esta rede presta em todo o mundo", declarou à Agência Lusa António Braga, à margem do encontro "Mulher Migrante, Perspectivas Sociais e Culturais", que decorreu hoje em Lisboa.

Após as eleições de Setembro, com a manutenção do PS no Governo, o secretário de Estado das Comunidades, António Braga, foi confirmado para um segundo mandato.

"A língua portuguesa neste mandato é a prioridade no que diz respeito quer ao ensino do português no estrangeiro, junto das comunidades portuguesas, quer ao nível da internacionalização da língua, quer também no contexto da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)", referiu.

"Por isso, fez-se a reestruturação do Instituto Camões, que finalmente no próximo ano passará na plenitude a tutela para o Ministério dos Negócios Estrangeiros e esta é a reunião de instrumentos que era importante para implementar esta política da língua portuguesa no estrangeiro", salientou ainda o secretário.

Outra prioridade mencionada pelo governante é a internacionalização da economia com a parceria dos empresários das comunidades portuguesas no exterior.

Sobre o Netinveste, António Braga disse que "é a primeira política pública dirigida aos empresários das comunidades portuguesas, naturalmente também aos empresários que têm sede em Portugal. É reconhecer as potencialidades também no domínio da internacionalização da economia e do tecido empresarial português através dos empresários das comunidades portuguesas".

"É uma ideia que foi lançada há dois anos e meio, que tem vindo a ser trabalhada justamente para também juntar aqui instrumentos. É preciso montar uma rede de balcões para motivar quer o investimento em Portugal, quer facilitar parcerias entre empresas portuguesas com sede em Portugal e empresas portuguesas com sede no estrangeiro, uma vez que são propriedade de portugueses", garantiu António Braga.

O secretário de estado das Comunidades disse que "este programa que se candidatou ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), justamente no sentido de poder financiar o seu suporte organizacional e cuja candidatura está na sua fase final".

"Logo que esteja financiado pelo QREN, que eu acredito que muito proximamente acontecerá, lançaremos toda a articulação do programa, transformando ou dando contributos para que a rede diplomática e consular possa transformar-se numa via verde não só para percorrer toda a informação associada ao investimento em Portugal, mas especialmente fomentando as parcerias entre as empresas portuguesas em Portugal e portuguesas no estrangeiro", disse o secretário.

"Evidente, que são prioridades no que diz respeito a organização programática, mas há todos os outros aspectos do relacionamento com a diáspora, potenciar os acordos bilaterais com os países de acolhimento. Tudo isso se faz sentir num programa que pretende resguardar os direitos dos cidadãos portugueses que vivem no estrangeiro e também assinalar o vínculo de presença e a ligação contínua entre os portugueses que estão fora e os portugueses que estão dentro (de Portugal)", finalizou.

Portugal em Nantes, aqui.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades