FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Nordeste (Açores): 20ª Edição da diáspora nordestense
2009-11-26
Para celebrar os 20 anos do Convívio de Nordestenses, o presidente da Câmara do Nordeste, que acompanha este encontro deste a primeira edição, deixou aos naturais deste concelho dispersos pela diáspora a boa noticia de que a confraternização vai ter lugar no Nordeste, a 24 de Julho do próximo ano. Para este grande encontro de naturais do Nordeste, José Carlos Carreiro aguarda a presença de mais de mil pessoas, tendo em conta que muitos emigrantes se encontram de férias no concelho durante este período, juntando-se a familiares e amigos.

O presidente da Câmara do Nordeste encontra-se em deslocação à costa leste dos Estados Unidos para a habitual participação no Convívio Nordestense, que se realizou em Providence, no centenário Phillip Street Hall, clube luso que tem marcado ao longo de décadas a presença da comunidade portuguesa em Providence. Juntaram-se ao evento cerca de 400 nordestenses a mostrar bem a forte ligação que os mantém às origens e da vontade de se actualizar sobre o desenvolvimento que vai acontecendo no concelho. José Carlos Carreiro tem sido a ponte desta ligação da comunidade ao Nordeste, levando o que de novo vai surgindo no concelho e deixando sempre o apelo para que não percam as suas raízes.

"Estas deslocações não são sempre fáceis dado os meus afazeres de ordem profissional à frente dos  destinos do concelho do Nordeste. Mas quando se vem encontrar uma comunidade forte e unida como a que aqui existe vale a pena a deslocação. Estes encontros  são grandes momentos para reaver amigos e familiares, momentos estes onde se vive o Nordeste fora das fronteiras geográficas dos Açores", disse José Carlos Carreiro no almoço convívio no Phillip Street Hall.

Para a continuidade deste Convívio Nordestense tem tido relevante importância, como sublinhou José Carlos Carreiro durante a confraternização, a comissão organizadora nos Estados Unidos, coordenada por João de Sousa e que conta com o apoio de Aníbal Teves, Eduardo Amaral, Dinis Borges e Catarina Raposo, nordestenses empenhados em manter viva as suas origens.

A 19ª edição do encontro de naturais do Nordeste contou com a especial presença do senador Daniel da Ponte (politico promissor de Rhode Island), cuja participação mostrou o reconhecimento que tem pela comunidade. A Casa dos Açores também marcou presença no convívio através da presidente Luísa Baptista.

O major Valdemar Oliveira, residente nos Estados Unidos, foi o nordestense homenageado deste encontro, dando continuidade à tradição de distinguir aqueles que têm contribuído para a valorização da sua terra. "Independentemente de tudo o que tem feito pelo Nordeste, ainda recentemente presenteou [Valdemar Oliveira] a nossa biblioteca municipal com vários volumes de livros, oferta que muito veio enriquecer o espólio existente", reconheceu o presidente da Câmara do Nordeste na ocasião.

Durante esta semana em deslocação à costa leste dos Estados Unidos o edil nordestense reúne-se com entidades locais ligadas à comunidade portuguesa e participa em alguns programas de televisão e rádio locais para dar expressão ao que de novo se vai passando pelo concelho do Nordeste.

No estabelecimento prisional de New Bedford, José Carlos Carreiro será recebido pelo xerife Thomas Hogdson, pela colaboração que este tem mantido com o município do Nordeste em trabalhos levados a cabo na área da prevenção às toxicodependências, sendo Thomas Hogdson impulsionar de um programa inovar de prevenção implementado nos Estados Unidos.

Correio Insular, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades