FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Deputado luso-canadiano homenageado por 15 anos de serviço público
2009-11-15

Toronto - O deputado federal luso-canadiano Mário Silva foi homenageado sábado em Toronto, por ter completado 15 anos de serviço público.
 
 
Na cerimónia-convívio, que teve lugar na Casa dos Açores do Ontário, em Toronto, participaram cerca de quatro centenas de pessoas, entre elas, políticos e deputados federais, os cônsules de Portugal, Brasil, França e o embaixador de Cuba no Canadá, representantes municipais e provinciais, assim como outras individualidades e luso-canadianos que se associaram ao evento. 

 
Interpelado pela Lusa a enumerar momentos de relevo na sua carreira, Mário Silva destacou o extenso trabalho que efectuou na Câmara de Toronto, entre os anos de 1993 a 2004, onde foi vereador e presidente-adjunto e contribuiu para a revitalização de artérias centrais como de outras áreas urbanas.
 
 
Em 2004, conforme indicou, tornou-se no primeiro português eleito deputado federal em Otava, pelo Partido Liberal, sendo reconduzido em 2006 e em 2008.

 
"Considero que a minha eleição [para o Parlamento federal canadiano] em 2004 foi um bom feito para toda a comunidade portuguesa", realçou o parlamentar.

 
"Nesse ano, quando o Primeiro-Ministro canadiano era Paul Martin, tive a oportunidade de proferir o Discurso do Trono, onde abordei a importância do Canadá e de ser Canadiano e mencionei igualmente as minhas raízes portuguesas", enalteceu.
 
 
O Discurso do Trono é o acto parlamentar que inicia cada legislatura, marcando as grandes metas do programa do Governo canadiano. 
 

Ao longo dos últimos cinco anos, este açoriano desempenhou inúmeras funções e cargos no Parlamento em Otava. 

 
Presentemente é "ministro sombra [relativamente ao Governo do Partido Conservador no poder] dos Negócios Estrangeiros para a área geográfica das Américas", após ter já tido iguais funções com as pastas do Trabalho e Tesouro.

 
É ainda um dos dirigentes da Associação parlamentar de Amizade Canadá-Portugal.

 
Actualmente, existem no Parlamento canadiano dois deputados luso-canadianos.

 
 Além de Mário Silva, eleito pelo distrito de Davenport, no Ontário, a portuguesa Alexandra Mendes, (igualmente do Partido Liberal) foi eleita nas últimas legislativas federais, de Outubro de 2008, pelo círculo de Brossard-La Prairie, no Quebeque. 

 
Nascido em São Miguel, nos Açores, Mário Silva emigrou para o Canadá aos nove anos de idade, com a família. 

 
Entre outras distinções honoríficas, foi agraciado com a Comenda portuguesa da Ordem de Mérito Civil e a Ordem francesa da Legião de Honra, esta última atribuída em 2007 pelo Presidente francês. 

Angola Press, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades