FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Segundo maior destino de emigração
2009-11-08

por JOANA CAPUCHO

Andorra é, depois do Luxemburgo, o segundo país com maior percentagem de emigrantes portugueses. A comunidade lusa é a segunda maior comunidade estrangeira no Principado, a seguir à espanhola constituindo em 2008 16% da população de Andorra, com 13 794 residentes. No ano passado foi o grupo com maior número de nascimentos, com registo de 236 bebés portugueses.

A comunidade lusa em Andorra fixou-se em três sectores de actividade: turismo, comércio e construção civil. De acordo com uma investigação recente sobre a emigração portuguesa no Principado, mais de 5200 emigrantes (37,9%) são trabalhadores da construção. Estes emigrantes saem de Portugal "por motivos de ordem económica", na maioria das situações "com um emprego apalavrado conseguido por um familiar ou conhecido"

Os portugueses fixaram-se essencialmente nos municípios de Andorra la Vella, Encamp e Escalpes. Em 2008, foi o grupo com maior número de nascimentos. Os 236 filhos de portugueses fizeram a comunidade atingir 17,1% do total de nascimentos no Principado.

Comunidade oriunda essencialmente do norte do País e de crescimento recente (em 1986 não atingia os dois mil habitantes), tem uma representação muito importante na economia, o que originou a formação do Clube de Empresários Portugueses de Andorra. O associativismo luso é, por isso, forte, com o Grupo de Folclore da Casa de Portugal, Associação de Futebol Clube Casa do Benfica e a Confraria de Nossa Senhora de Fátima.

O Principado atrai ainda milhares de turistas portugueses às pistas de esqui e também às compras. É que em Andorra as lojas são livres de impostos, oferecendo preços muito atractivos.

Diário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades