FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Paredes de Coura: Bombeiros recebem auto-escada de França
2009-10-16

Paredes de Coura recebem sábado uma auto-escada com 24 me-tros de altura, oferecida pelo município francês de Cenon, ao abrigo do protocolo de geminação entre as duas localidades, informou ontem fonte camarária.

Segundo o presidente da Câmara de Paredes de Coura, António Pereira Júnior, esta será já a quinta viatura oferecida aos bombeiros do concelho pelo município de Cenon.
Em Julho de 2008, os bombeiros de Paredes de Coura já tinham sido contemplados com dois autotanques, com capacidade para 3000 litros de água cada um - e com duas ambulâncias, pelas quais pagaram, simbolicamente, um euro.

"Desta vez, pela auto-escada, nem sequer um euro vamos pagar, será completamente de borla", disse Pereira Júnior.

A auto-escada chegou ontem mesmo a Paredes de Coura, juntamente com alguns bombeiros de Cenon, que ensinarão aos portugueses o modo de utilização da viatura.
"É uma viatura que os nossos bombeiros não tinham e que fazia falta. Agora, já temos uma auto-escada com capacidade para acudir aos prédios mais altos do concelho", acrescentou o autarca.

Segundo Pereira Júnior, as via-turas oferecidas por Cenon têm "poucos anos de utilização".
"O que acontece é que a legislação em França obriga a que as viaturas dos bombeiros sejam substituídas com uma periodicidade reduzida, penso que de cinco em cinco anos. E o autarca de Cenon, em vez de as vender ou dar à troca, decidiu oferecê-las a Paredes de Coura e nós aceitamo-las com muito gosto, porque ainda nos servem muito bem", explicou.

Em Junho de 2008, uma delegação de Paredes de Coura esteve em Cenon, perto de Bordéus, onde, ao abrigo do protocolo de geminação entre as duas localidades, assistiu ao baptismo de uma composição do metro local com o nome do município português.
Em Agosto, uma rua de Paredes de Coura foi baptizada com o nome de Cenon, no decorrer de uma visita de uma delegação desta localidade francesa.


Geminação feita por emigrante

A geminação entre os dois municípios foi preparada por uma mulher do Alto Minho emigrada em Cenon.
"Em Bordéus em geral, e em Cenon em particular, há muitos emigrantes portugueses, alguns deles oriundos de Paredes de Coura. Já não é a primeira vez que do nosso concelho partem rumo àquela região grupos folclóricos, para animar festas e convívios. O namoro foi avançando e os noivos acabaram mesmo por chegar ao altar", disse ainda Pereira Júnior.

Situado a quatro quilómetros de Bordéus, Cenon é um território com 5,8 quilómetros quadrados, onde vivem quase 23 mil pessoas.
Paredes de Coura é um município com 138 quilómetros qua-drados e 9.571 habitantes.

Correio do Minho, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades