FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Alargada rede de ensino de português no estrangeiro
2009-05-21

A nova rede de ensino do Português no estrangeiro, que em 2010 começará a ser lançada pelo Instituto Camões, vai ser alargada ao Canadá, Estados Unidos e a Venezuela, disse hoje o secretário de Estado das Comunidades.

"A ambição é fazer a projecção da rede e lançá-la em países como o Canadá, Estados Unidos, Venezuela e em alguns países de África, nomeadamente África do Sul, Namíbia e Suazilândia", disse António Braga, lembrando que actualmente Portugal apenas se responsabiliza pelo ensino na Europa.

O secretário de Estado falava após a aprovação hoje em Conselho de Ministros da nova lei orgânica do Instituto Camões, dependente do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que alarga a tutela deste instituto ao ensino do Português ao nível do básico e do secundário, até agora sob alçada do Ministério da Educação.

"Estão criadas as condições para a transição [do Ministério da Educação para o Instituto Camões] decorrer durante este ano e no próximo começarmos a lançar as bases para uma nova rede de ensino de Português no estrangeiro", adiantou António Braga.

O secretário de Estado explicou que, nomeadamente, nos Estados Unidos e Canadá, já está a ser feito o levantamento das necessidades de cursos e professores, escusando-se a avançar quantos professores serão necessários para suportar o alargamento da rede.

"O esforço de lançamento da rede é para responder à procura das comunidades portuguesas", frisou.

O Governo aprovou hoje a reestruturação do Instituto Camões, através da integração na rede de todos os graus de ensino da língua portuguesa no estrangeiro e com a concessão de maior autonomia financeira para reforço das receitas próprias.

Diário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades