FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2009
Socialistas defendem valorização de tutela da emigração
2009-09-22

Os socialistas candidatos pelos círculos da Emigração nas legislativas de 27 de Setembro defendem a valorização da tutela das comunidades e a mudança no relacionamento com os lusodescendentes, sem esquecer o respeito pelos pioneiros da emigração.
"A ideia é criar uma estrutura dentro da secretaria de Estado das Comunidades que permita ter uma ligação mais eficaz em domínios relacionados com as comunidades, como a cultura a economia ou o turismo. A ligação a esses domínios tem que ser operacionalizada", disse à agência Lusa o candidato pelo círculo da Europa, Paulo Pisco.
Paulo Pisco recusa que as comunidades tenham vindo a perder importância na estrutura governativa, como acusa o PSD, mas reconhece que existe "necessidade de adaptação" da estrutura que tutela a área "para responder melhor".
O candidato, que se for eleito regressará ao Parlamento sete anos após ter ocupado o cargo pela primeira vez, promete empenhar-se em acções que promovam a aproximação entre os emigrantes e as instituições dos países de acolhimento e fomentem a sua visibilidade em Portugal.
"Há necessidade de pensar as comunidades de maneira diferente. Houve uma grande transformação por causa das novas gerações, das mudanças tecnológicas, da globalização e da facilidade de deslocação e, tudo isto, tem grandes implicações na forma de relacionamento entre os emigrantes e o seu país. Portanto tem que se adaptar o pensamento e a forma de relacionamento às actuais circunstâncias", disse.
O cabeça-de-lista pelo círculo de Fora da Europa, Renato Leal, aponta a necessidade de "fazer um esforço, utilizando novas metodologias, para que as segundas e terceiras gerações continuem identificadas [com Portugal] e ganhem novo orgulho em ser portugueses".
O candidato, que corre pela primeira vez nos círculos da emigração após vários anos em representação dos Açores, defende ainda a valorização do ensino da língua e atenção especial às primeiras gerações.
"Temos que dar a devida atenção aos pioneiros da emigração, designadamente aqueles que envelheceram e estão a sentir dificuldades nos países de acolhimento. O Apoio Social aos Idosos Carenciados(ASIC) deve ser reforçado e existir maior fluidez na informação sobre questões de segurança social ou reformas", disse.
Sobre a sua eleição, num círculo onde o PSD conquista tradicionalmente os dois lugares disponíveis, Renato Leal admite que a "luta é difícil", mas "não impossível".
"Acredito que tenho condições de ser o segundo deputado eleito. Se ganhar neste círculo será uma surpresa, mas penso que é expectável ser o segundo", disse.
"Penso que grande parte do mérito que o PSD tem tido neste círculo fora da Europa se deve sobretudo à ausência de políticas do Partido Socialista que durante estes anos, salvo raríssimas excepções, primou pela ausência", acrescentou.
Os socialistas, que nesta legislatura viram o seu projecto sobre o fim do voto por correspondência dos emigrantes vetado pelo Presidente da República, assumem no programa eleitoral o compromisso de promover a igualdade de direitos cívicos e políticos destes portugueses, não considerando contudo prioritária nova iniciativa sobre a matéria.
"O Presidente da República pronunciou-se e [o fim do voto por correspondência] não é um assunto que esteja na agenda. A única coisa que temos que fazer é alertar e informar os portugueses que no dia 27 o voto é por correspondência porque neste momento há uma grande confusão na cabeça dos emigrantes", sustentou Paulo Pisco.
Diário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades