FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Civilising the ex-colonisers?
Lisa Åkesson
Palestra de Lisa Åkesson, professora de antropologia social no departamento de Estudos Globais, na Universidade de Gotemburgo, onde são analisados os discursos contra-hegemônicos nos locais de trabalho em Maputo, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 16 de fevereiro de 2023, em formato online.

Data  16 de fevereiro de 2023
Duração  38:31
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Sobre o orador

Lisa Åkesson é professora de antropologia social no departamento de Estudos Globais, na Universidade de Gotemburgo. Através de vários projetos de investigação no campo da migração e diversidade, adquiriu uma vasta experiência de trabalho de campo etnográfico em Cabo Verde, Angola, Moçambique e Suécia. Lisa Åkesson leciona e participa em debates públicos sobre questões relacionadas com a migração internacional e a diversidade. Os seus interesses de investigação incluem diferentes perspetivas sobre migração, tais como práticas quotidianas de diversidade, migração pós-colonial norte-sul e vários aspetos da migração transnacional.

 

Sobre a moderadora

Raquel Matias é doutorada em sociologia pelo Iscte, Instituto Universitário de Lisboa, e pelo Instituto Nacional de Estudos Demográficos (INES, Paris), com a tese “Self-reported bilingual outcomes and language acculturation among descendants of Turkish immigrants in France, Germany and the Netherlands”. Atualmente é professora na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte, onde integra o Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES-Iscte). As suas linhas de investigação passam pela intersecção entre sociologia das migrações internacionais e sociologia da linguagem, com foco nas populações de origem imigrante (imigrantes e descendentes), na Europa e em Portugal, comparando políticas de imigração, integração social e linguística, e mais recentemente, em programas de educação bilingue e linguística, e políticas linguísticas a várias escalas: institucional, familiar e individual.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades