FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / Q‐S
A satisfação dos enfermeiros em Portugal e no estrangeiro
2022-11-04
Dissertação de mestrado de Soraia Tatiana Silva Queirós em relações internacionais com especialização em estudos europeus, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, em 2021, onde é realizado um estudo comparativo entre enfermeiros a exercer em Portugal e no estrangeiro no que respeita a sua satisfação profissional, sob orientação de Regina Maria Pires.

Título  Satisfação profissional dos enfermeiros. Estudo comparativo entre enfermeiros a exercer em Portugal e no estrangeiro
Autor  Soraia Tatiana Silva Queirós
Orientadores  Regina Maria Pires
Ano  2021
Institutição  Escola Superior de Enfermagem do Porto
Grau  Mestrado
Área  Direção e chefia de serviços de enfermagem
Palavras-chave  Satisfação profissional, emigração, enfermeiros, escala de avaliação de satisfação.
URI  http://hdl.handle.net/10400.26/39541

 

Resumo 

A satisfação profissional representa não só um papel central na vida dos enfermeiros como simbiótico com a qualidade dos cuidados de saúde prestados pelos mesmos. Quando esta não é alcançada, para alguns, a emigração acaba por ser vista como solução. Em 2019 registou-se um número recorde (4506) de enfermeiros que saíram para o estrangeiro (60% superior a 2018). Mesmo com as barreiras invisíveis impostas pela pandemia, 2020 registou 1230 casos. Este estudo tem assim como objetivo contrastar duas realidades, comparando os scores de satisfação profissional dos enfermeiros portugueses a exercer em Portugal e no estrangeiro. Complementarmente, visa analisar a correlação da variável dependente referida em função das variáveis independentes sociodemográficas e profissionais para a realidade no estrangeiro. Com este pressuposto, a investigação pretende criar conhecimento novo ao explorar aquilo que é considerada uma falha na literatura e que, com o aumento dos números de emigração na comunidade dos enfermeiros, ganha cada vez mais pertinência. O objetivo definido é traduzido num estudo transversal, descritivo-correlacional e não experimental através de dados primários recolhidos via formulário online autoadministrado constituído por um questionário sociodemográfico e profissional e pela escala EAST-Enf, disponibilizado entre junho de 2021 e setembro de 2021. A base amostral não probabilística, por conveniência, é constituída por 224 enfermeiros, no ativo da profissão em Portugal (n=154) e no estrangeiro (n=70). A análise estatística foi feita com recurso ao IBM® SPSS® (testes de Kolmogorov-Smirnov, Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman). Os resultados da evidência empírica suportam o postulado pelas hipóteses geradas, verificando-se que os enfermeiros portugueses a exercer no estrangeiro apresentam um score superior de satisfação profissional global, bem como em todas as dimensões medidas pela escala adotada, em comparação com aqueles que exercem em Portugal. Não foi, no entanto, encontrada correlação estatisticamente significativa entre as variáveis sociodemográficas e profissionais. A partir dos resultados, conclui-se que os enfermeiros a exercer no estrangeiro encontramse mais satisfeitos do que aqueles que exercem a profissão em Portugal. Foi nas dimensões “benefícios e recompensas” e “promoção” onde a diferença foi mais significativa.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades