FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / Q‐S
Enfermeiras portuguesas na Alemanha
2014-09-15
Dissertação de mestrado de Anne Lucie Stöhr em migrações, inter-etnicidades e transcionalismo, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2014, sobre a emigração de enfermeiras portuguesas para a Alemanha, sob orientação de Joana Lopes Martins.

Título  Enfermeiras Portuguesas na Alemanha. Análise de factores de influência nos processos de emigração e de integração
Autor  Anne Lucie Stöhr
Orientadores  Joana Lopes Martins
Ano  2014
Institutição  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Grau  Mestrado
Área  Migrações, inter-etnicidades e transcionalismo
Palavras-chave  Migração qualificada, migração laboral, sector da saúde, estratégias de recrutamento, integração, redes sociais.
URI  http://hdl.handle.net/10362/14451

 

Resumo 

Devido às alterações demográficas na UE, o recrutamento de profissionais de saúde torna-se para muitos países uma estratégia para enfrentar situações emergentes de escassez neste sector. A experiência da falta de enfermeiros no serviço de saúde alemão e o crescente desemprego de jovens enfermeiros em Portugal deu início ao recrutamento por parte da Alemanha de enfermeiros portugueses. Esta investigação qualitativa pretendeu examinar os motivos individuais das enfermeiras que levaram a esta emigração e mostrar os processos de integração, ao nível social e profissional na Alemanha. O fio condutor da análise deste processo migratório, é o foco no papel das redes sociais e no recrutamento pelos empregadores alemães. Através da análise qualitativa de conteúdo das entrevistas realizadas com as enfermeiras portuguesas na Alemanha, confirmou-se que, ao lado de considerações económicas e profissionais, é especialmente o momento no ciclo de vida e o apoio da família no país de origem, os responsáveis pelo surgimento desta emigração. Em relação à escolha do país de destino, foram as relações sociais dos migrantes, nomeadamente a emigração dentro de um grupo de enfermeiros e a confiança transmitida pelo recrutamento direto dos empregadores que influenciaram fortemente a decisão. O contacto social no país de destino é determinado pela inserção em redes sociais com colegas compatriotas, disponibilizando capital social em forma de apoio emocional, mas ao mesmo tempo dificultando com a concentração na língua materna a criação de ligações fortes com a sociedade alemã. Face à integração profissional observaram-se certas práticas institucionais de recrutamento nomeadamente o investimento na aquisição da língua, como fundamentas pela satisfação profissional dos migrantes no país de destino.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades