FR
Início / Notícias / Outros
Sabia que, em 2020, havia 280,6 milhões de migrantes internacionais?
A Organização Internacional para as Migrações, desenvolveu um portal, o Migration Data Portal, onde se encontram compiladas informações estatísticas referentes às migrações internacionais. Neste espaço, é possível enocntrar informações estatísticas por país, por sub-região, por região e por região da OIM, tal como comparar e explorar dados internacionais, nacionais, países e indicadores.

O Portal pretende servir como um ponto de acesso único a estatísticas de migração abrangentes e oportunas e a informações fiáveis sobre dados migratórios a nível mundial, tendo sido concebido para ajudar os decisores políticos, oficiais de estatísticas nacionais, jornalistas e o público em geral interessado no campo da migração a navegar na paisagem cada vez mais complexa dos dados migratórios internacionais, actualmente dispersos por diferentes organizações e agências.

O Portal encontra-se dividido em seis secções principais.

  • Dados: mapa mundial interativo visualiza dados de migração internacionais, disponíveis ao público e comparáveis internacionalmente.
  • Temas: sínteses temáticas explicam como vários aspetos da migração são medidos, quais são as fontes de dados, os seus pontos fortes e fracos e fornecem o contexto e a análise dos principais dados de migração.
  • Ferramentas: regularmente acrescentadas ferramentas de dados migratórios para o ajudar a encontrar as ferramentas, diretrizes e manuais corretos sobre como recolher, interpretar e divulgar dados migratórios.
  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Pacto Global para as Migrações (GCM): revê os objetivos relacionados com a migração nos ODS, como são definidos e medidos, e fornece informações sobre o novo GCM e os dados migratórios necessários para apoiar a sua implementação.
  • Visões gerais: estatísticas-chave sobre migração por país e região e perfis das estruturas de governação migratória dos países de acordo com os Indicadores de Governação Migratória (MGI).
  • Blogue: blogue e série de vídeos Talking Migration Data fornecem um lugar para a comunidade de dados migratórios partilhar a sua opinião sobre novos desenvolvimentos e políticas, novos dados ou métodos.

Acesso ao Portal e mais informações aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades