FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / Q‐S
Mobilidade ou fuga dos cérebros?
2022-03-30
Dissertação de mestrado de Hélder Manuel Neves Sampaio em psicologia, apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, em 2010, sobre a emigração portuguesa enquanto mobilidade ou fuga de cérebros, realizando um estudo comparativo entre três grupos de estudantes em áreas de formação distintas, sob orientação de Félix Fernando Monteiro Neto.

Título  Mobilidade ou fuga dos cérebros? Um estudo comparativo entre 3 grupos de estudantes em áreas de formação distintas
Autor  Hélder Manuel Neves Sampaio
Orientador  Félix Fernando Monteiro Neto
Ano  2010
Institutição  Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto
Grau  Mestrado
Área  Psicologia
URI  https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/112405

 

Resumo 

A migração é um recorrente e marcante fenómeno na sociedade portuguesa, que tem vindo, desde os anos 60, a estreitar caudal mas alargando nas tipologias dos migrantes. Com o intuito de investigar as intenções migratórias atuais e o modo como se manifestam numa população ainda pouco contemplada, de modo a explorar se existe um projeto migratório saudável para o país, projetou-se um estudo comparativo entre jovens frequentadores do ensino universitário de 3 faculdades distintas. O estudo propõe-se escrutinar se existe intenção de emigrar, quais as atitudes que a impelem ou contêm, e ainda, qual a influência que desempenham determinados fatores como a proveniência académica, o género, a satisfação com a vida ou a autoestima. Assim, foi aplicado a uma amostra por conveniência de 300 estudantes universitários, divididos homogeneamente por género e pelas 3 faculdades, um questionário baseado na perspetiva Push, Pull, Anti-Push e Anti-Pull ao qual foram adicionadas a escala de satisfação com a vida (SWLS), e a de autoestima de Rosenberg (RSES), juntamente com outras questões. A partir dos dados obtidos, avançou-se para o seu tratamento estatístico, principalmente com análises de variância e correlações entre variáveis, recorrendo-se também, a metodologias de análise de conteúdo. Verificou-se que, no geral, existe um leque de países encabeçado pela Inglaterra, que recolhe a maior parte da preferência da amostra. A atitude Push mostrou-se como a mais vincada devido, principalmente, aos dados evidenciados pelos indivíduos do sexo feminino. No geral, não parece existir uma forte intenção de emigrar, e não se encontraram divergências no campo da autoestima e satisfação com a vida nessa motivação. As perspetivas por faculdades são um pouco distintas, e os jovens dos grupos Feup e Fpceup mostram-se mais inclinados para migrar por motivos de trabalho, ao passo que os do Icbas, mostram maior intenção de partir para estudar.

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades