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Fotografia na emigração portuguesa para o Brasil
2022-03-30
Tese de doutoramento de Ana Filipa Gandum Ribeiro em estudos artísticos, arte e mediações, apresentada à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em 2019, sobre o conceito de recordação a partir de fotografias associadas ao fenómeno migratório português para o Brasil até meados da década de 1970, sob orientação de Margarida Medeiros e Maurício Lissovsky.

Título  Lembranças, souvenirs, recuerdos, fotografia e emigração portuguesa para o Brasil entre 1860 e 1960
Autor  Ana Filipa Gandum Ribeiro 
Orientador  Margarida Medeiros e Maurício Lissovsky
Ano  2019
Institutição  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa
Grau  Doutoramento
Área
  Estudos artísticos – arte e medicações
Palavras-chave  Fotografia, recordação, Portugal, Brasil, migrações
URI  http://hdl.handle.net/10362/66892

 

Resumo 

Esta tese aborda o conceito de recordação a partir de fotografias associadas ao fenómeno migratório português para o Brasil até meados da década de 1970. Nela, tentámos pensar nos potenciais e especificidades da recordação fotográfica a partir de um corpus de fotografias usadas como missivas. Essas fotografias surgiram no âmbito de uma pesquisa de três anos em arquivos e fundos pessoais e familiares, e foram inicialmente formas para lidar, num círculo íntimo, com a distância transatlântica, numa época e contexto em que a comunicação se dava sobretudo por via postal. Para tal, recorreu-se a uma metodologia histórica e antropológica, nomeadamente, a um método de observação-participante no seio de um dispositivo de relato de percursos migratórios e de memórias a partir de fotografias. Os relatos foram feitos tanto pelos sujeitos que emigraram a partir das fotografias que se encontravam em suas casas, como pelos seus familiares e descendentes. As correspondências fotográficas, a memorabilia e as fotografias de identificação aqui perfiladas, foram entendidas a partir do seu desempenho em processos individuais identitários, de subjetivação e de escavação mnemónica. Além disso, a análise destes souvenirs fotográficos mobilizou o conceito de arquivo e os próprios conceitos de memória e de recordação na medida em que podem ser encarados como gestos particulares e como uma experiência afetivo-temporal específica a este tipo de circulação da imagem técnica.

 

 

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