FR
Início / Recursos / Teses e dissertações / Q‐S
A emigração feminina da Figueira para França
2022-03-30
Dissertação de mestrado de Mélanie Catherine Callegari Rodrigues em história contemporânea, apresentada à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 2011, sobre a emigração feminina no concelho da Figueira da Foz com destino a França, entre 1960 e 1975, sob orientação de Maria Irene Vaquinhas.

Título  A emigração feminina no concelho da Figueira da Foz com destino a França entre 1960 e 1975
Autor  Mélanie Catherine Callegari Rodrigues
Orientador  Maria Irene Vaquinhas
Ano  2011
Institutição  Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra
Grau  Doutoramento
Área
  História contemporânea – economia, sociedade e relações internacionais
Palavras-chave  Mulher emigrante, França 1960-1975, Figueira da Foz 1960-1975, emigração portuguesa para França 1960-1975
URI  http://hdl.handle.net/10316/20411

 

Resumo 

O tema da emigração é recorrente na história de Portugal, em todos os tempos os portugueses saíram do país em busca de aventura, de melhores condições de vida e de trabalho. Constitui, pois, um tema que tem merecido vários estudos e são muitos os trabalhos elaborados em torno da emigração portuguesa. Sendo um tema muito analisado, o estudo que se efetuou procurou desenvolver um aspeto menos conhecido, a emigração das mulheres no âmbito da micro-história, mais concretamente no concelho da Figueira da Foz, entre 1960 e 1975. A emigração feminina caracteriza-se essencialmente pela sua planificação, pela organização e enquadra-se numa segunda fase da emigração: a do reagrupamento familiar. Foi uma emigração maioritariamente legal ao contrário da masculina. O estudo tem, portanto, como objetivo analisar o processo emigratório feminino, desde a sua situação em Portugal até à instalação em França. Como base de estudo, recorreu-se, entre outras fontes, aos Boletins de Emigração, elementos chaves dos processos de emigração, na medida em que disponibilizam os elementos essenciais acerca da emigrante. A título complementar, fizeram-se também entrevistas a antigas emigrantes de forma a aceder aos lados mais privados e escondidos dos processos emigratórios: as condições das viagens, os seus custos, as dificuldades do quotidiano em França, sobretudo no que respeita ao alojamento.

 

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades