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Consumo de produtos portugueses na diáspora
2022-03-30
Dissertação de mestrado de Rita Simão Boleixa em economia e gestão internacional, apresentada à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, em 2017, sobre o efeito do place attachment no consumo de produtos locais, sob orientação da professora Beatriz Casais.

Título  O efeito do place attachment no consumo de produtos locais: estudo sobre o consumo de produtos portugueses na diáspora
Autor  Rita Simão Boleixa
Orientador  Beatriz Casais
Ano  2017
Institutição  Faculdade de Economia, Universidade do Porto
Grau  Mestrado
Área  Economia e gestão internacional
Palavras-chave  Place attachment, emigração portuguesa, internacionalização de marcas, país de origem, mercado da saudade
URI  https://hdl.handle.net/10216/107825

 

Resumo 

O place attachment é a ligação emotiva que um determinado indivíduo desenvolve com um determinado local, sendo o resultado de experiências, de relações e de memórias. A globalização leva as empresas a apostar na internacionalização, facilitando a mobilidade entre países e o relacionamento intercultural derivado do turismo e dos fluxos migratórios. Desta forma, as marcas tendem a tornar-se globais tentando estar presentes no maior número de países, apostando na comunicação dos seus pontos fortes, que passam pelo país de origem do produto e da marca, acabando por influenciar a escolha dos consumidores. Este facto levou os governos a trabalhar em conjunto com as empresas para criarem marcas-país com a intenção de promover o comércio internacional e atrair o turismo. O estudo apresentado tem como objetivo analisar se o nível de place attachment que a diáspora portuguesa desenvolve com Portugal tem efeito no consumo de produtos portugueses. Pretende-se analisar a recetividade do mercado da saudade para consumir produtos nacionais nos seus países de residência. Neste estudo, a população-alvo é o mercado da saudade e por isso é importante analisar o potencial de mercado para a exportação de produtos de origem portuguesa para a diáspora. Foi realizado um inquérito por questionário aos emigrantes portugueses para medir o grau de place attachment com Portugal, de modo a perceber se influencia o consumo de produtos portugueses. Os resultados obtidos, tendo como base uma amostra de 708 respondentes, indicam que o place attachment com Portugal é significativo, mas que não tem um efeito direto no consumo caracterizado pela falta de oferta, preços elevados e pela distribuição seletiva destes produtos. As categorias de produto mais procuradas são os produtos regionais, as conservas, o vinho e o bacalhau enquanto que os produtos menos procurados são de vestuário. Os resultados deste estudo permitem apontar caminhos para a exportação de empresas que tenham o mercado da saudade como alvo.

 

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