FR
Início / Multimédia / Webinars/Palestras
Migrations, borders and the right to mobility
Catherine Wihtol de Wenden
Palestra de Catherine Wihtol de Wenden, diretora de investigação emérita no Centre National de la Recherche Scientifique e investigadora no Centre for Educational Research and Innovation, da Universidade Sciences Po Paris, onde é abordada a relação entre migrações, fronteiras e o direito de mobilidade, organizada pelo Observatório da Emigração, realizada a 17 de fevereiro de 2022, em formato online.

Data  17 de fevereiro de 2022
Duração  46:00
Local  Zoom
Organização  Observatório da Emigração

 

Nesta palestra dada por Catherine Wihtol de Wenden, são abordadas as questões e relações entre migrações, fronteiras e direito de mobilidade, falando na inversão da lógica entre emigração/imigração com o aparecimento e desaparecimento de fronteiras. É também questionado o controlo à mobilidade, apresentado enquanto possível solução às questões migratórias atuais, um esbatimento do mesmo. 

 

Sobre a oradora

Catherine Wihtol de Wenden é diretora de investigação emérita no Centre National de la Recherche Scientifique, especialista em migrações internacionais, e investigadora no Centre for Educational Research and Innovation, da Universidade Sciences Po Paris. Os seus interesses de investigação focam-se em migrações internacionais, relações internacionais e à exploração de uma abordagem da cidadania e da ciência política da migração. Publicou mais de 20 livros, entre eles La question migratoire au XXIe siècle (Presses de Sciences Po, 2017), Immigration: chance ou menace? (Editions First, 2020), e Atlas des migrations. De nouvelles solidarités à construire. (Editions Autrement, 2021).

 

Sobre o moderador

Pedro Góis é professor na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde tem focado a sua investigação na área das migrações internacionais. Licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, onde obteve um mestrado e um doutoramento na mesma área, na especialidade de sociologia da cultura, do conhecimento e da comunicação. Os seus principais interesses de investigação são, entre outras, o transnacionalismo, imigração em Portugal e emigração portuguesa.

[Por Catherine Wihtol de Wenden]

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades