FR
Início / Multimédia / Entrevistas
EU migrants and the welfare state
Jean-Michel Lafleur
Entrevista filmada ao Professor Jean-Michel Lafleur, na Universidade de Liège, sobre a relação entre as políticas de acesso ao estado social como método de controlo migratório, realizada a 27 de novembro de 2019, por Carlota Moura Veiga, no Iscte.

Também disponível em PDF na série OEm Conversations With.
Também disponível em versão online aqui.

Data  27 de novembro de 2019
Duração  14:11
Local  Iscte
Organização  Observatório da Emigração.

 

Sobre o entrevistado

Jean-Michel Lafleur é Professor na Universidade de Liège e Director Associado do seu Centro de Estudos Étnicos e Migratórios (CEDEM). É também investigador associado na Fundação Nacional da Ciência da Bélgica (FRS-FNRS). Actualmente é titular de uma Bolsa Inicial do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para trabalhar num projecto intitulado "Migração e Protecção Social Transnacional na Europa Pós-crise". 

 

Sobre o entrevistador

Carlota Moura Veiga é licenciada e mestre em Ciência Política pelo Iscte. Realizou um estágio curricular na Comissão de Segurança Social e Trabalho que, levou posteriormente, à realização da dissertação de mestrado "O Estado e a família: as Políticas de apoio à família e o familismo como fatores de sustentabilidade do Estado-providência português". Trabalhou, durante um ano e meio, na Embaixada de Portugal em Berna onde aprofundou conhecimentos na área das migrações ao trabalhar diretamente com a comunidade portuguesa. É, desde 2017, assistente de investigação no Observatório da Emigração. É coordenadora editorial das publicações periódicas, OEm Conversations With Portuguese OEm Working Papers. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades