FR
Início / Multimédia / Entrevistas
Human trafficking and migration
Jacquelyn Meshelemiah
Entrevista filmada à Professora Jacquelyn Meshelemiah, professora associada na Universidade de Ohio, sobre a relação entre as migrações e o tráfico de seres humanos, realizada a 24 de outubro de 2016, por Cláudia Pereira, no Iscte.

Também disponível em PDF na série OEm Conversations With.
Também disponível em versão online aqui.

Data  24 de outubro de 2016
Duração  01:03:37
Local  Iscte
Organização  Observatório da Emigração.

 

Sobre o entrevistado

Jacquelyn C. A. Meshelemiah foi assistente social durante vários anos, focando-se atualmente na investigação e docência. Fez o bacharelato, o mestrado e o doutoramento em serviço social, na Faculdade de Serviço Social, da Universidade Estadual de Ohio, EUA. Meshelemiah tem ensinado inúmeros cursos, dedicando-se, de momento, exclusivamente ao ensino de Avaliação e Diagnóstico em Clínica Prática de Trabalho Social, bem como de Tráfico de Seres Humanos. É autora e coautora de inúmeras publicações, tais como “Human Sex Trafficking” e, a sua mais recente, “Human Rights Perspectives in Social Work Education and Practice”. É igualmente autora de diversas conferências e formações em universidades nacionais e internacionais. Os seus principais interesses de pesquisa são justiça social, direitos humanos e trabalho antitráfico. Desenvolve análise comparativa de tráfico de seres humanos em Gana, Uganda, Etiópia, Inglaterra, México, Canadá, Costa Rica e EUA. 

 

Sobre o entrevistador

Cláudia Pereira é professora auxiliar convidada na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa, Iscte, e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, Cies_iscte. Foi, entre 2017 e 2019, coordenadora executiva do Observatório da Emigração, e foi cofundadora de rede de investigadores de migrações, Rede Migra. Doutorou-se em antropologia e realizou um pós-doutoramento em sociologia no Iscte. Os seus interesses de investigação passam por emigração e imigração, migração qualificada, migração de enfermeiros, ação humanitária e tráfico laboral.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades