FR
Início / Iniciativas / Encontros sobre experiências migratórias
Desigualdades, urbanismo e migrações privilegiadas no contexto do neoliberalismo
Realiza-se no dia 24 de novembro, em formato online, a conferência “Desigualdades, urbanismo e migrações privilegiadas no contexto do neoliberalismo”, a partir das 16h00. Este Encontro sobre experiências migratórias, organizado pelo CIES-iscte, o CRIA-iscte e o Observatório da Emigração, conta com a intervenção de Matthew Hayes, St. Thomas University, Canadá, e com o comentário de Daniel Malet Calvo, CIES-iscte.

Link Zoom - https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89110406116

Meeting ID: 891 1040 6116

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

A crescente popularidade dos estilos de vida móveis tem consequências importantes para as comunidades urbanas onde tais mobilidades se produzem. Os estilos de vida móveis conduzem à apropriação de determinados espaços residenciais por aquelas classes que praticam uma maior mobilidade, como aposentados procedentes de países de alta renda, os quais experimentam novas maneiras de viver e envelhecer no marco duma cultura estrangeira. A popularidade e extensão dessas mobilidades determinará em grande medida os usos possíveis de espaço urbano, afetando particularmente aos residentes urbanos de baixa renda. Nesta apresentação, examinamos o impacto desta circulação Norte-Sul em três cidades históricas: Cuenca (Equador), Rabat (Marrocos) e Lisboa (Portugal)

 

Mais informações sobre o evento aqui.  
Encontra-se disponível, no lado esquerdo da página, o programa anual dos Encontros de Experiências Migratórias, para download. 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades