FR
Início / Iniciativas / Encontros sobre experiências migratórias
Em defesa da proteção da saúde
Realiza-se no dia 3 de novembro, em formato online, a conferência “Em defesa da proteção da saúde: jovens migrantes do sul da Europa na Alemanha e bricolagem transnacional de saúde”, a partir das 15h00, em formato online. Este Encontro sobre experiências migratórias, organizado pelo CIES-iscte, o CRIA-iscte e o Observatório da Emigração, conta com as intervenções de Simone Castellani, CIES-iscte, e de Beatriz Padilla, University of South Florida and CIES-iscte.

Link Zoom - https://videoconf-colibri.zoom.us/j/89110406116

Meeting ID: 891 1040 6116

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resumo

Um número crescente de estudos sobre a liberdade de circulação e a mobilidade intraeuropeia tem vindo a explorar, porém ainda de forma limitada, o entrelaçar entre preocupações, acordos e necessidades de saúde de jovens e jovens-adultos europeus que emigram para outro país da UE, e ainda a forma como os cuidados de saúde podem orientar e transformar os seus projetos de mobilidade.

Partindo de estudos etnográficos com portugueses, italianos e espanhóis (com idades entre os 18 e 45 anos) que se deslocaram, depois de 2008, para a Alemanha para trabalhar, esta apresentação explora as suas necessidades e experiências de saúde relacionadas com os acordos sobre os cuidados de saúde transnacional existentes para a migração intra-UE.

Após a crise económica de 2008, na década seguinte, um crescente chauvinismo ao nível do welfare impregnou as coberturas de saúde dos países da U.E. para os cidadãos estrangeiros. Os resultados desta pesquisa destacam a forma como os participantes ativam práticas de bricolagem transnacional de saúde tanto no destino como na origem, e evidenciam uma diversidade de experiências devida a uma inserção diferenciada nos mercados do trabalho: uns têm a opção de satisfazer as suas necessidades de saúde onde querem, enquanto outros vêem-se obrigados a fazê-lo para não perder o direito à saúde. 

 

Mais informações sobre o evento aqui.  

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades