FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Gabinete apoia 20 projetos de emigrantes
2016-12-14
O Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora, plataforma do Ministério dos Negócios Estrangeiros para acompanhar projetos empresariais de emigrantes portugueses, acompanha atualmente mais de 20 projetos, principalmente de investimento em Portugal, rondando os 100 milhões de euros.

Constituído em 2013 pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Gabinete de Apoio ao Investidor na Diáspora (GAID) tem uma dupla função: por um lado, acompanhar investimentos de emigrantes em Portugal e, por outro, apoiar portugueses que querem internacionalizar os seus projetos, explicou à Lusa o embaixador António Alves de Carvalho, coordenador da plataforma desde fevereiro passado.

O GAID tem o objetivo de "facilitar, agilizar, identificar, acompanhar iniciativas e projetos de investimento dos empreendedores e agentes económicos portugueses, residentes no exterior, lusodescendentes, dirigidos para Portugal", explicou o responsável, a propósito do I Encontro do Investidor na Diáspora, que decorre em Sintra na sexta-feira e no sábado.

Ao mesmo tempo, referiu, o gabinete procura "detetar, acompanhar e orientar projetos de internacionalização de micro e pequenas empresas de base regional, que querem procurar alternativas e identificar mercados".

O GAID acompanha atualmente "acima de duas dezenas de dossiês", tratando-se sobretudo de iniciativas de investimento direto em Portugal, num total de quase 100 milhões de euros.

 

Ler artigo completo no Jornal de Notícias, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades