FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Emigrantes portugueses partilham casos de sucesso em Sintra
2016-12-14
Vão estar em destaque no I Encontro de Investidores da Diáspora casos de emigrantes que conseguiram alcançar o sucesso lá fora. O evento vai decorrer sexta-feira e sábado em Sintra.

Em 1976, o português António Pargana viu-se obrigado a emigrar, “como muitos milhares de pessoas”. Foi para o Brasil, onde gere atualmente a oitava maior importadora brasileira e vê em Portugal um mercado “em que vale a pena investir”.

A Cisa Trading SA, uma empresa de comércio exterior, movimentou no ano passado mais de 500 mil bens, como automóveis, produtos de beleza, produtos informáticos e material agrícola, num total de 10 mil milhões de reais (2,8 mil milhões de euros), além de ter investimentos em empresas de aluguer de equipamentos e na área da energia, nomeadamente numa fábrica termoelétrica e em centrais hidroelétricas, no Brasil.

 

Em Portugal, a empresa adquiriu, em 2015, 30% da concessionária rodoviária Brisa, com um investimento de quase 800 milhões de euros, e também apostou na reabilitação urbana, tendo comprado três edifícios em Lisboa para recuperação e venda.

Este é um dos exemplos de emigrantes portugueses “que têm sucesso e realizam” e que estarão em destaque no I Encontro de Investidores da Diáspora, que decorre em Sintra na sexta-feira e no sábado, sob o lema “Conhecer para Investir”, disse à Lusa António Alves de Carvalho, coordenador do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID), do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

A Cisa Trading SA prepara-se para abrir uma filial em Lisboa e o objetivo passa por “investir muito mais em Portugal”.

“Tenho tido a sorte de ter sócios que são brasileiros e verificam que Portugal realmente é um mercado em que vale a pena investir”, disse o empresário português à Lusa.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades