FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
“Regresso de uma geração preparada”. Programa quer trazer de volta jovens emigrantes
2016-12-13
Associação Empresarial de Portugal estima que até agora regressou a Portugal menos de metade dos jovens que foram trabalhar para o estrangeiro.

Como potenciar o regresso dos jovens que nos últimos anos deixaram o país? Durante um ano, um programa da Fundação AEP (Associação Empresarial de Portugal) quer criar condições para fazer voltar grande parte dos milhares de portugueses que emigraram por falta de opções de trabalho.

A ideia é que esse regresso seja feito com o apoio da associação, através de uma rede de várias empresas e instituições incluídas no programa “Regresso de uma geração preparada”.

“Não basta ter uma ideia. Não basta ter uma vontade. É preciso que no terreno possa haver de facto um enquadramento para o desenvolvimento dessa ideia”, diz à Renascença o presidente da AEP, Paulo Nunes de Almeida.

“A fundação através das suas redes e da sua actividade pode apoiar, divulgando quais são os sistemas de incentivos que existem para investir em Portugal, colocá-los, por exemplo, em contacto com toda a rede do poder autárquico no sentido de saber qual o melhor local para investir, articular também uma ligação com os centros de competências, como as universidades, e pô-los em contacto com os empresários que já estão no terreno”, exemplifica.

 

Ler artigo completo na Renascença, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades