FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Reforço das redes consulares de apoio aos emigrantes é prioridade
2016-11-23
A designação de diplomatas para as funções de cônsules-gerais adjuntos está a ser aplicada na perspetiva do reforço das redes consulares de apoio aos emigrantes.

A designação de diplomatas para as funções de cônsules-gerais adjuntos está a ser aplicada na perspetiva do reforço das redes consulares de apoio aos emigrantes, disse esta quarta-feira à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

“Há uma decisão que foi tomada por este Governo no início de funções de cumprir dois objetivos políticos. O primeiro foi o de estancar a perda de recursos consulares nos diferentes postos consulares que temos em todo o mundo“, referiu José Luís Carneiro, no início de uma Audição por requerimento, apresentado pelo grupo parlamentar do PS ao secretário de Estado das Comunidades e que decorreu esta tarde no parlamento.

 

Para esse efeito foram tomadas várias medidas, por um lado foi aberto um concurso para 21 postos consulares, foram designados alguns diplomatas para desempenharem funções de cônsules-gerais adjuntos”, assinalou.

José Luís Carneiro recordou ainda que em 2016 decorreu em simultâneo o concurso para chanceler, “ou seja responsáveis administrativos e financeiros para reforçarem os meios consulares e meios de embaixada, e também avançamos com a redefinição dos poderes dos consulados honorários, procurando sempre que possível atribuir poderes a esses consulados honorários tendo em vista garantir uma mais qualificada resposta consular”.

 

Ler artigo completo no Observador, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades