FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
José Lello, um percurso associado às políticas de Emigração e Desporto
2016-10-14
O percurso político de José Lello (na foto à esquerda), que hoje morreu aos 72 anos, fica sobretudo associado às políticas de emigração, juventude e desporto.

Natural do Porto e engenheiro de formação, integrou o Governo de António Guterres, como secretário de Estado das Comunidades e depois como ministro da Juventude e do Desporto.

José Lello foi também durante vários anos deputado na Assembleia da República, tendo abandonado a bancada parlamentar socialista após as legislativas de 2015.

Entre outros cargos, o socialista foi também administrador da Philips Portuguesa, presidente do Conselho Fiscal da Nacional Gás e vice-presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa.

"A sua perda extravasa em muito as fronteiras do PS", assinalou o líder da distrital do PS/Porto, Manuel Pizarro, após tomar conhecimento da sua morte.

Foi eleito em 1976, apenas com 32 anos, deputado da Assembleia Municipal do Concelho do Porto, investido na décima segunda posição na lista do PS no distrito do Porto para as eleições legislativas antecipadas de 25 de abril de 1983, tendo sido eleito como deputado para a Assembleia da República.

Após a vitória do Partido Socialista nas eleições parlamentares de 01 de outubro de 1995, foi nomeado secretário de Estado das Comunidades Portuguesas com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jaime Gama, no XIII Governo Constitucional.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades