FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Finanças: avaliação do FMI tem "omissões"
2016-09-22
Ministério das Finanças reage ao relatório da quarta missão do pós-programa de ajustamento e sublinha que "o sacrifício dos portugueses não pode ser desrespeitado”. Lembra o "enorme custo social" e a emigração em massa

O Ministério das Finanças reagiu esta quinta-feira à avaliação do FMI ao Programa de Ajustamento - que aconselha cuidado nos gastos com salários e pensões e pede medidas de austeridade adicionais - recordando o “enorme custo social” e a “emigração em massa de 400 mil portugueses” que implicou, mas que o Fundo “omite” no relatório final.

“Quando o FMI [Fundo Monetário Internacional] classifica o Programa [implementado entre 2011 e 2014] como um ‘sucesso qualificado’, o Governo opta antes por promover uma avaliação mais detalhada do Programa. Se é certo que Portugal garantiu o acesso aos mercados e logrou alcançar excedentes orçamentais primários fê-lo à custa de grandes sacrifícios sociais e do tecido empresarial. Uma situação agravada pelo estado do setor financeiro”, lê-se numa nota divulgada pelo ministério.

 

Ler artigo completo no Tvi24, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades