FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Comunidade portuguesa do vale do Okanagan é das mais bem estabelecidas no Canadá
2016-09-05
A comunidade portuguesa que reside no vale do Okanagan, oeste do Canadá, é uma das mais bem integradas no país, dada a sua distância geográfica, disse à agência Lusa o investigador José Carlos Teixeira.

"A comunidade portuguesa localizada no vale do Okanagan é das mais bem integradas no Canadá, por diversas razões", considera o investigador, residente em Kelowna, cidade localizada na parte oriental do lago Okanagan e emigrante de São Miguel, Açores, que há 30 anos se dedica ao estudo da comunidade portuguesa no Canadá.

Geógrafo urbano e social e professor catedrático da Universidade da Colúmbia Britânica (Okanagan Campus), José Carlos Teixeira aponta como segredo para este sucesso da comunidade portuguesa, "quase único no Canadá", a distância que a comunidade sentiu de Portugal que a levou a adaptar-se e a integrar-se "muito bem" na sociedade canadiana. 

"Sempre que visitei os clubes e associações portugueses foi impressionante o grau de conhecimento da língua inglesa, até por membros da primeira geração", frisou. 

Na região sul do vale do Okanagan, no interior da província da Colúmbia Britânica, onde estão as pequenas cidades de Penticton, Oliver e Osoyoos, "fala-se pouco em insucesso escolar", com os lusodescendentes a estarem "completamente integrados na sociedade canadiana". 

"O perfil socioeconómico e demográfico da segunda e terceira gerações, é um perfil muito positivo, na  medida que foram jovens que não abandonaram as escolas, foram para as universidades e ocupam ótimos cargos em diversas profissões nas várias cidades canadianas", continuou. 

 

Ler artigo completo no Açoriano Oriental, aqui

 

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades