FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Em 2050, Portugal deverá ter menos 1,2 milhões de habitantes
2016-08-29
População mundial ultrapassará barreira dos 10 mil milhões em 2053, segundo especialistas em demografia.

As projecções demográficas vão variando mas todas apontam para acentuados declínios populacionais em Portugal nas próximas décadas. A última, da autoria do Population Reference Bureau, organização sem fins lucrativos especializada em estudos demográficos, aponta para uma perda de 1,2 milhões de habitantes até 2050 em Portugal, país que tem actualmente uma fecundidade que é das mais baixas do mundo (1,3 filhos por mulher em idade fértil).

Se se confirmarem as projecções que constam do mais recente relatório desta organização com sede nos EUA e que foi divulgado esta semana, Portugal terá,dentro de 34 anos, 9,1 milhões de residentes, em resultado do decréscimo populacional decorrente de sucessivos saldos naturais negativos (mais óbitos do que nascimentos) associados a saldos migratórios também negativos (mais emigrantes do que imigrantes). Esta projecção “não é de um optimismo disparatado”, segundo Jorge Malheiros, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa.

O geógrafo ressalva que só a partir dos próximos Censos de 2021 se conseguirá medir com precisão a situação do país em termos populacionais, já que o “actual cenário de migrações muito voláteis, feito de entradas e saídas com ausência de registo no espaço europeu de livre circulação” permite desconfiar se o país continua “efectivamente acima dos dez milhões”, tal como estima o Instituto Nacional de Estatística que apontava para uma população residente de 10,3 milhões, em Dezembro de 2015. Ainda assim, Malheiros admite que os portugueses possam efectivamente fixar-se nos 9,1 milhões em 2050, desde que o país “consiga voltar a ter um saldo migratório positivo”, o qual, por sua vez, garantirá uma recuperação da natalidade.

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades