FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Dados dos emigrantes disponíveis para toda a gente ver
2016-08-05
Quem precisar da morada ou do telefone de um emigrante só precisa de pedir ao consulado, a não ser que haja ordem expressa para manter dados confidenciais

Os dados pessoais dos emigrantes portugueses estão disponíveis a qualquer pessoa, avança hoje o Observador. Desde 1 de agosto que, na sequência de um parecer da Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos, qualquer cidadão pode pedir informações, como morada, número de telefone ou do cartão do cidadão, de um outro para a obter. A única exceção é se o emigrante solicitou confidencialidade, explica a mesma fonte.

Neste parecer, segundo o aviso que a secção consular da Embaixada de Portugal em Madrid está a enviar aos emigrantes portugueses, a Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos entende que "os postos consulares devem facultar a terceiros que o solicitem a informação de que disponham sobre cidadãos portugueses residentes no estrangeiro, salvo se tais dados estiverem classificados como confidenciais ou o titular tiver manifestado vontade de que os mesmos sejam mantidos sob sigilo". Na carta, publicada pelo Observador, está um endereço de email para onde os cidadãos que o queiram poderão solicitar a confidencialidade dos dados.

 

Ler artigo completo no DIário de Notícias, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades