FR
Início / Notícias / Eventos
Filmes do homem 2016
[FESTIVAL] Realiza-se em Melgaço, do dia 2 a 7 de Agosto, o Filmes do Homem - Festival Internacional de Documentário de Melgaço, organizado pela Câmara Municipal de Melgaço e pela Associação AO NORTE, que pretende promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir com os filmes sobre identidade, memória e fronteira, e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região. +

 

Título  Filmes do Homem - Festival Internacional de Documentário de Melgaço
Data  De 2 a 7 Agosto de 2016
Local  Melgaço
Organização  Câmara Municipal de Melgaço e Associação AO NORTE

 

http://www.filmesdohomem.pt

 

Apresentação do Festival

Nos anos sessenta milhares de portugueses emigraram para França "a salto", assim se chamava a viagem clandestina dos que procuravam um novo destino.

Propomos, não uma viagem acidentada como a dessa época, mas que dê um salto a Melgaço nos dias 6 e 7 de agosto e partilhe connosco a programação que preparamos e faz parte de Filmes do Homem. Programa, aqui

 

Fora de Campo 
Identidade(s)-diferença e repetição

Data: 3 a 7 de Agosto de 2016

Local: Casa da Cultura de Melgaço

Área Científica: Ciências Sociais, Artes e Ciências da Comunicação

Coordenador Geral: José da Silva Ribeiro

Equipa de Coordenação do Curso: José da Silva Ribeiro / Daniel Maciel / Patrícia Nogueira / Casimiro Pinto.

Fora de Campo é a designação do Curso de Verão que vai ocorrer no âmbito de FILMES DO HOMEM – Festival Internacional de Documentário de Melgaço.Será um encontro de reflexão, debate e desenvolvimento de pesquisa e práticas criativas no âmbito das Ciências Sociais, das Artes e das Ciências da Comunicação, em torno do tema Identidade(s) - diferença e repetição. O curso resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Melgaço e a AO NORTE - Associação de Produção e Animação Audiovisual em colaboração com Universidades e Grupos de Investigação/Pesquisa de Portugal, Galiza, Brasil e EUA.

 

Exposição

Um Lugar Chamado Diáspora

Andreia Alves de Oliveira, fotógrafa e investigadora independente

Projecto fotográfico que investiga o tema da migração através de um estudo da emigração de Portugal para Londres no Reino Unido, onde vivo há quase dez anos.
Numa época de movimentação e fluxo à escala global, Portugal é o país com a maior taxa de emigração da União Europeia e a décima segunda maior do mundo. Historicamente, é um país de emigração cíclica. Porque emigramos? O que diz a emigração sobre nós?
Enquanto artista e emigrante, pareceu-me importante tentar entender a emigração para além dos números e dos dados socioeconómicos. Através de entrevistas, retratos e fotografias de lugares, o trabalho aborda a experiência do deslocamento e dos seus efeitos pessoais, nomeadamente em relação a sentimentos como o de pertença ou de identidade definida em termos de Nação e nacionalidade. O projecto pretende desta forma criar um retrato estático e não narrativo, que visa arrestar o fluxo da emigração e oferecer ao espectador elementos para esta recriar através do seu pensamento e emoções a experiência que lhe é transmitida.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades