FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Governo aposta no alargamento do recenseamento dos emigrantes
2016-07-17
Há alterações profundas em preparação na ligação entre os emigrantes e o país. O veículo potenciador é a comunicação digital em rede. Mas a aposta passa também pelo papel a dar às associações e aos gabinetes de apoio ao emigrante.

Com o objectivo de aumentar radicalmente a participação eleitoral dos emigrantes, o Governo prepara alterações profundas no processo de recenseamento das comunidades portuguesas no estrangeiro, garantiu ao PÚBLICO o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

Num primeiro momento, a mudança passa pela alteração das funções dos consulados honorários, atribuindo-lhe poderes de recenseamento, explicou José Luís Carneiro, acrescentando que está a ser feito “um esforço para identificar consulados honorários com condições para procederem a recenseamento”.

Como exemplo relata que, no Brasil, se reuniu “com os cônsules honorários afectos ao consulado de São Paulo” e, no final desse encontro, decidiu “atribuir ao cônsul honorário do Matogrosso do Sul poderes para poder recensear os cerca de mil portugueses que aí vivem”. No mesmo momento, “foi também autorizada a abertura de uma mesa eleitoral em Matogrosso do Sul”. Uma opção que é necessária para aumentar a capacidade eleitoral dos emigrantes. Daí que esteja em curso a “identificação dos locais onde podem ser abertas mesas de voto”.

 

Ler artigo completo no Público, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades