FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
Festejos portugueses enchem ruas no Canadá
2016-07-11
Diversas ruas de Toronto, Canadá, encheram-se no domingo de adeptos da seleção portuguesa de futebol que celebravam a vitória no Euro2016 e a sua importância para os emigrantes.

Algumas artérias na cidade de Toronto, na província de Ontário, foram cortadas e ficaram com o trânsito congestionado por causa dos milhares de portugueses e lusodescendentes que festejavam a conquista do título de campeão europeu de futebol por Portugal.

PUB
 

Na St. Claire, a rua esteve cortada ao trânsito logo após o jogo e pela noite dentro e nem sequer faltou fogo de artifício.

A deputada provincial luso-canadiana Cristina Martins juntou-se à festa após assistir ao jogo num restaurante nas redondezas na companhia da família.

"Passou agora alguém por mim e disse-me que hoje é o dia em que todos devemos ter orgulho em sermos portugueses. Acima de tudo, não deve de ser só hoje, mas todos os dias", frisou.

Por sua vez, um lusodescendente nascido no Canadá, filho de emigrantes das Caldas da Rainha e de Lisboa, bastante emocionado, dedicou a vitória ao pai.

"Desde criança que sonho com este dia. Sentava-me ao lado do meu pai e não conseguíamos vencer. Esta é para o meu pai. Sempre acreditei, até após a saída de Cristiano Ronaldo", disse Brandon Leal.

Outra luso-canadiana filha de emigrantes de Barcelos afirmou que esta vitória representa a saudade dos emigrantes por Portugal.

"Representa um país, uma comunidade unida, ao rubro, a celebrar o amor e a saudade que temos pelo nosso país. É como se estivéssemos lá", disse Marlene Araújo.

 

Ler artigo completo no Notícias ao Minuto, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades