FR
Início / Notícias / OEm nos média
Observatório da Emigração lança novo site com mais dados e melhor acessibilidade
O novo sítio na Internet do Observatório da Emigração (OEm), lançado hoje em Lisboa, tem mais dados sobre a diáspora portuguesa, mais bem organizados e mais acessíveis aos utilizadores, anunciou hoje o coordenador científico da instituição. +

“Este 'site' tem mais dados, estando esses mais organizados, acessíveis e existe ainda a possibilidade de descarregar todos os dados em formato Excel (também em formato PDF) para cada um trabalhar como achar melhor”, declarou Rui Pena Pires aos jornalistas na cerimónia de lançamento do novo portal, no ISCTE, em Lisboa.

O Observatório da Emigração integra o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e teve origem num protocolo assinado em 2008, entre o Instituto e a Direção Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), tendo iniciado a sua atividade em janeiro de 2009.

Segundo Pena Pires, “o novo site tem mais informações sobre os dados (de que instituição são recolhidos, por exemplo), permitindo uma melhor consulta e atualização”.

“O site (www.observatorioemigração.pt) tem destacado os principais pontos das atividades do Observatório, sendo diferente do anterior, em que não se conseguia perceber o que havia de novo, quer em termos dados, publicações, notícias em geral sobre a emigração”, referiu ainda o coordenador científico do OEm.

“Todo o processo de passagem do antigo site para o novo demorou cerca de um ano”, referiu ainda.

“Em termos gerais, está aprovado um protocolo de parceria com outras instituições, nomeadamente o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa – IGOT/UL, o Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações/SOCIUS-ISEG e o Instituto de Sociologia da Universidade do Porto”, afirmou o coordenador científico.

 

Ler artigo completo no Portugal Post, aqui.

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades