FR
Início / Recursos / Recortes de imprensa / 2016
“Nós aqui vendemos um pouco de tudo. Se é típico português, nós temos...”
2016-06-09
Em Choisy le Roi, Paris, ainda não estávamos perto sequer e já aquele cheirinho típico a frango assado aguçava os nossos sentidos. Fomos ao encontro de Armindo Teixeira, o empresário de sucesso responsável pelos supermercados churrascaria Les Halles du Portugal. Depois de uma vida entre feiras e mercados estabeleceu-se nesta região de Paris onde coloca à disposição de todos os seus clientes, produtos portugueses e um refinado serviço de churrascaria onde se destaca o famoso Leitão confecionado à moda da Bairrada. Há pouco mais de ano e meio acrescentou ao já amplo leque de produtos e serviços uma unidade de fabrico próprio de padaria e pastelaria.

Conte-nos a sua história. Como é que decidiu vir para França?
Nasci no ano de 1967 em Salsas no concelho de Bragança, mas vim muito cedo para a França. Os meus pais foram dos primeiros a vir para aqui em 1963. Fiz a escolaridade até à quarta classe em Portugal e vim para cá, em 1978, onde continuei a minha formação escolar. Comecei ainda muito jovem a trabalhar nos mercados, em 1979, naquela altura trabalhava com franceses na região de Paris, a vender bacalhau. Dez anos depois, em 1989 decidi trabalhar por minha conta nos mercados, comprava para os melhores restaurantes de Paris na área do peixe até que montei estas lojas de produtos portugueses em 2005. Foi assim que tudo começou, até hoje. Sempre estive nesta arte.

(...) Hoje, quer na região de Paris, quer em toda a França, muitas das grandes lojas e supermercados são de pessoas que começaram nas feiras e na rua…Os mercados foram uma boa escola (...)

Como é que surgiu a ideia de abrir o Les Halles du Portugal?
Desde muito novo sempre estive nas feiras, mas o mundo evolui e foi natural, hoje tenho estes supermercados. Atualmente, quer na região de Paris, quer em toda a França, muitas das grandes lojas e supermercados são de pessoas que começaram nas feiras e na rua…Os mercados foram uma boa escola.

Que tipo de produtos são mais procurados pelos seus clientes?
Este é uma casa onde 99 por cento dos produtos são portugueses. Temos um pouco de tudo. Churrasqueira, vinhos, cervejas, queijos e enchidos, desde há um ano e meio também fabricamos aqui o pão, temos uma padaria e pastelaria que nos dotou da possibilidade de abastecermos as duas casas que temos com fabrico próprio de pão e bolos. 
Nós temos que conseguir o bom e o barato. É muito difícil, mas mesmo que nos digam que isso não existe, nós temos que encontrar porque é o que o nosso cliente procura. Hoje em dia, temos vinhos aqui à venda com preços inferiores aos praticados em Portugal. Nós vendemos um pouco de tudo. Se é típico português, nós temos.

 

Ler artigo completo no Mundo Português, aqui

Observatório da Emigração Centro de Investigação e Estudos de Sociologia
Instituto Universitário de Lisboa

Av. das Forças Armadas,
1649-026 Lisboa, Portugal

T. (+351) 210 464 322

F. (+351) 217 940 074

observatorioemigracao@iscte-iul.pt

Parceiros Apoios
ceg Logo IS logo_SOCIUS Logo_MNE Logo_Comunidades